Objetos ingleses do século XIX são encontrados em escavações de casarões do Centro Histórico de João Pessoa

Publicado em sexta-feira, dezembro 6, 2013 ·

Objetos inglesesApós um mês e quinze dias do início da pesquisa arqueológica nos oito casarões situados à Rua João Suassuna, no Centro Histórico da Capital, foram encontrados fragmentos de faiança inglesa do século XIX, peças em grés e tubulações intactas datadas de 1929. Os achados foram apresentados nesta sexta-feira (6) à Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Habitação Social (Semhab) e da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac). O trabalho de pesquisa tem a frente o arqueólogo Antônio Canto, do Setor de Pesquisas Arqueológicas e Sociais (Sepas). As primeiras escavações e limpeza da área foram iniciadas em outubro passado após assinatura de ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos. Antônio Canto, acompanhado de representantes da Copac, arquitetos e engenheiros, vistoriaram os casarões e realizaram medições na área.

“O cronograma inclui trabalho em dois casarões por mês, até cumprir o prazo programado de 150 dias, que equivale a cinco meses ininterruptos de pesquisa na área. Nesta fase, estão sendo realizados os levantamentos geográfico, cartográfico e iconográfico”, afirmou Antônio Canto.

Para a educação patrimonial compartilhada com a sociedade civil, a assessora pedagógica da Copac, Lane Aires, defende que alunos de cinco escolas municipais situadas no entorno do Centro Histórico, possam conhecer o trabalho, o local e a história. “Essa iniciativa tem o objetivo de criar um vínculo, trazendo a referência do antes e do depois do lugar, tornando-os agentes multiplicadores do que vão ver e encontrar lá”, ressaltou.

As prospecções (escavações) estão sendo realizadas no solo e na parede dos 1.200 metros quadrados onde estão situados os casarões. Além da sondagem no local, a equipe de canto está fazendo o levantamento topográfico do material encontrado e observando os aspectos construtivos dos casarões construídos entre as décadas de 20 e 30.

Secom JP 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627