Futebol

O que fazem hoje os jogadores que disputaram a última final de Libertadores do Flamengo

Publicado em quinta-feira, novembro 21, 2019 ·

Equipe tinha nomes marcantes, como Zico, Andrade e Adílio no elenco

Há 29 anos o Flamengo conquistava seu único título da Copa Libertadores da América. Depois dessa data, o clube sequer chegou a uma final da competição mais desejada da América do Sul. O novo duelo na decisão, diante do River Plate, neste sábado, em Lima, no Peru, tem movimentado as Bet 365 Apostas Esportivas para definir quem é o favorito do confronto.

A última vez que o clube carioca disputou a final da competição, o mundo era diferente. O Brasil estava sob a ditadura militar, no governo do general João Figueiredo e Nelson Piquet conquistava o seu primeiro título mundial na Fórmula 1.

Nos gramados brasileiros, um time encantava. o Flamengo comandado por Zico, Júnior e Nunes havia conquistado o Campeonato Brasileiro de 1980 e, com isso, tinha a chance de disputar a Libertadores. A caminhada foi concluída com o título, na final, diante do Cobreloa, do Chile.

O que será que os heróis dessa conquista estão fazendo atualmente?  Quem ainda está vivo para, quem sabe, assistir a mais um título do Flamengo na competição continental?

Zico, a maior estrela desse time, trabalhou como técnico após encerrar a carreira de jogador. Dirigiu times como Fenerbahçe, da Turquia e também a seleção japonesa. Atualmente, é diretor do Kashima Antlers do Japão.

Outro craque dessa equipe é Leovegildo Lins da Gama Júnior, mais conhecido como Júnior, considerado um dos melhores jogadores da história do futebol brasileiro. O ex-lateral-esquerdo é comentarista da TV Globo.

Outro peso pesado dessa equipe era o volante Andrade, responsável por iniciar as jogadas que, quase sempre, resultavam em gol. Após encerrar a carreira, ele trabalhou como técnico e conquistou, inclusive, o Campeonato Brasileiro de 2009, dirigindo o próprio Flamengo. Atualmente, ele está sem clube.

O camisa 9 da equipe era Nunes, que hoje faz comentários esporádicos em transmissões esportivas. O ex-jogador foi homenageado com um busto, neste ano, no aniversário de 124 do Flamengo.

O técnico desse time era Paulo César Carpegiani, nascido em Erechim, no Rio Grande do Sul. Dado curioso é que ele era jogador desta equipe e, ao se aposentar, assumiu o comando técnico do time. Após o Flamengo, ele dirigiu times no Brasil e no mundo, além de seleções. Seus principais títulos são a Libertadores e a Taça Intercontinental de 1981, o Campeonato Brasileiro de 1982, também com o rubro negro carioca, e duas edições do Campeonato Paraguaio (1992 e 1994), com o Cerro Porteño. Seu último clube, no ano passado, foi o Vitória, da Bahia.

O time campeão da Libertadores de 1981 era Raul; Leandro, Marinho/Figueiredo, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico.

 

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627