“O cinema paraibano em cartaz”, é tema de mostra de cinema no brejo Paraibano

Publicado em sexta-feira, setembro 26, 2014 ·

cinema2Começou na noite desta quinta-feira, 25 de setembro, e se estenderá até o próximo sábado (27), o I Bananeiras Mostra de Cinema. Com o tema; “o cinema paraibano em cartaz”, o evento que ocorre no auditório da Escola Municipal Emília Oliveira Neves, e é aberto ao público, reúne 19 curtas-metragens, trazendo um recorte dos mais importantes curtas metragens paraibanos realizados nos últimos anos. O quarteto de trombones feminino Sol Mi Ninas, abriu o evento.

Para Elígio Huzemann, um dos responsáveis pelo evento, o Bananeiras Mostra Cinema é a abertura de novos espaços para o cinema na Paraíba e termina por colocar Bananeiras como uma cidade multicultural. Ele explicou ainda que o evento é o primeiro de uma séria com a marca multicultural; bananeiras mostra. “A ideia é que a cada três meses algo seja apresentado como forma de fortalecer a diversidade cultural do município.” Explicou. Elígio ressaltou por último que os grandes festivais nasceram de pequenos projetos. “Queremos que esse evento inicial, possa abrir janelas para grandes eventos, como aconteceu com os grandes festivais, que nasceram de pequenos projetos.” Finalizou.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Bertrand Lira, idealizador do evento, disse que Bananeiras tem muito o que oferecer pelo seu potencial turístico e pelas atividades culturais já existentes. Para ele a parceria da Prefeitura é essencial para que o evento pudesse está acontecendo. “Seria impossível realizarmos um evento grandiosos como esse sem a parceria com a Prefeitura.” Pontuou.

 

De acordo com os realizadores, o I Bananeiras Mostra Cinema surge, nesta primeira edição, na perspectiva de contribuir para a difusão da produção audiovisual de curta-metragem paraibana, objetivando apresentar um panorama da produção de filmes produzidos pelos cineastas que apresentem elementos reveladores da pluralidade cultural da sua paisagem humana com costumes, expressões artísticas, religiosas, sistemas de crenças, valores, sua história, além da diversidade da paisagem natural.

 

Durante o evento haverá lançamentos de Livros e DVDs, de artistas e pesquisadores paraibanos. Também terão duas Oficinas gratuitas para o público interessado em aprofundar o seu conhecimento à respeito da produção cinematográfica – Atuação para o cinema e a televisão com Marcélia Cartaxo Dia 26 | das 14 às 17h – Iniciação à filmagem com Mateus Andrade Dias 26 e 27 | das 14 às 17h – . Além disso, todos os dias o público do I Bananeiras Mostra Cine poderá conhecer os realizadores e debater diretamente com eles sobre os filmes exibidos.

 

O projeto acontece numa parceria pública privado. Confira mais acessando http://www.bananeirasmostracinema.com.br/

 

CODECOM-Prefeitura de Bananeiras/PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627