Nutricionista desvenda mitos e verdades do emagrecimento

Publicado em segunda-feira, Fevereiro 17, 2014 ·

Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

Comer de três em três horas e substituir alimentos normais por versões diet e light estão na lista das “regras” necessárias para emagrecer. Será que tudo isso é verdade? Letícia Helena, nutricionista da Pró-Corpo Estética, desvenda os principais mitos e verdades do processo de emagrecimento.

Comer de três em três horas

A maioria das pessoas acredita que comer pequenas porções de três em três horas é o sucesso do emagrecimento. Segundo a especialista, os intervalos de lanches a cada três horas ajudam a acelerar o metabolismo e facilitam o gasto calórico desde que a quantidade de calorias ingerida não seja alta.

Após as 18h

Algumas pessoas acreditam que ficar sem comer após as 18 h ajuda a perder peso. “Não necessariamente, pois quando ficamos muitas horas sem comer interferimos no processo natural do metabolismo, o que dificulta a queima calórica”, explica Letícia. Após esse horário o ideal é investir em alimentos leves em o consumo excessivo de carboidrato.

Diet e light

A especialista explica que substituir os alimentos normais por versão diet e light não garantem a perda de peso. “No chocolate diet, por exemplo, a retirada do açúcar significa a adição de mais gordura, o que deixa a versão dietética tão ou mais calórica do que a tradicional”, afirma a nutricionista.

Redução de calorias

Entres os mitos da perda de peso está a ideia que reduzir calorias drasticamente por um período emagrece para a vida inteira. De acordo com a especialista, dietas com menos de 900 calorias/dia, em geral, não emagrecem de forma contínua e permanente. “Ao contrário do que pensam, a redução de calorias pode até estimular o ganho de peso porque o metabolismo fica preguiçoso e não trabalha como deveria”, completa.

 

Uol

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627