Karlos Thotta

Novas tecnologias levam tudo pelo ar  

Publicado em domingo, janeiro 13, 2019 ·

DURANTE OS SEUS MAIS PRIMITIVOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO, A HUMANIDADE USOU O AR COMO UM MEIO PARA TRANSMISSÃO DOS SEUS SINAIS VISUAIS, SONOROS E LUMINOSOS PARA ENVIAR E RECEBER MENSAGENS CODIFICADAS, USANDO SINAIS DE FUMAÇA, SONS E LUZES.

O serviço público de registro dos Estados Unidos recebeu, no ano de 1892, uma solicitação de registro de patente de uma nova invenção, chamada de condutor elétrico, inventado pelo famoso inventor, Thomas Edison.

Edison afirmava que o seu invento continha uma maravilhosa novidade que permitia conduzir eletricidade entre dois pontos, pelo uso de simples e discretos fios condutores.

Este importante fato abriu os horizontes para o desenvolvimento de uma imensa lista de avanços tecnológicos que dependeriam da utilização da energia elétrica.

Em 1909, decorridos apenas 17 anos após o registro do fio elétrico, o cientista Nikola Tesla, em arquivo publicado na revista Popular Mechanics, escreveu que seria possível a transmissão, sem uso de cabos elétricos, de mensagens a todos os rincões do planeta, de maneira tão simples que qualquer pessoa poderá conduzir e operar seu próprio aparelho portátil.

Tesla estava tão certo que após os meados do século vinte, usando as ondas eletromagnéticas, pelas quais viajam tudo o que não está conectado por fios, surgiram as novidades que invadiram o quotidiano de todas as classes sociais do planeta Terra, e que seriam conhecidas pelos nomes de Rádio FM, Televisão, Telefone Celular, GPS e o revolucionário avanço da Internet sem fio.

Embora não pareça, somente depois do ano 2.000, por meio do lançamento dos primeiros roteadores wi-fi, foi possível ter pleno acesso à rede mundial de computadores via conexão sem fio, também conhecidas como sendo conexões Wi-Fi.

Recentemente, as companhias de Telefonia Celular aumentaram a velocidade de conexão dos novos Smartphones, criando uma nova geração chamada de 5G que, se ainda não chegou, está a caminho, atropelando a geração anterior, e buscando novos usuários.

Tesla, também profetizou que até a energia elétrica seria transmitida sem fios. Já existe um consórcio internacional destinado a padronizar modelos de transmissão elétrica pelo ar, usando ondas eletromagnéticas!

DURANTE OS SEUS MAIS PRIMITIVOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO, A HUMANIDADE USOU O AR COMO UM MEIO PARA TRANSMISSÃO DOS SEUS SINAIS VISUAIS, SONOROS E LUMINOSOS PARA ENVIAR E RECEBER MENSAGENS CODIFICADAS, USANDO SINAIS DE FUMAÇA, SONS E LUZES.

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627