Nota 5,4 para saúde é ‘razoável’, diz Alexandre Padilha em Barretos, SP

Publicado em domingo, Março 4, 2012 ·

Ministro Alexandre Padilha em visita a Barretos, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Ministro Alexandre Padilha em visita a Barretos, SP (Foto: Reprodução/EPTV)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse neste sábado (3) em Barretos, interior de São Paulo, que é “razoável” a nota 5,4 do país no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), divulgado na quinta (1).

“Eu diria que [a nota no IDSUS] representa o tamanho do desafio que temos para levar a saúde com acesso e qualidade para toda população”, disse. Padilha já havia reconhecido que o Brasil precisa melhorar o desempenho da saúde pública na sexta-feira (3), quando esteve no Recife.

IDSUS
Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 a infraestrutura para atender as pessoas e se os serviços têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

O índice avalia – com pontuação de 0 a 10 – municípios, regiões, estados e país com base em informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

O G1 visitou hospitais de oito cidades que se destacaram no ranking divulgado pelo governo e entrevistou pacientes que buscavam atendimento médico. A longa espera foi a principal reclamação ouvida em postos médicos da rede pública de Vitória, Curitiba, Ribeirão Preto e Arco Íris – que ficaram nos primeiros lugares da lista.

Interior
Barretos, cidade de 112 mil habitantes visitada por Padilha neste sábado, obteve nota 6,86 no IDSUS e ficou com a 8ª posição entre os municípios com infraestrutura semelhante.

Durante a passagem pelo município, Padilha participou da inauguração do prédio da sede regional do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

Na mesma região do estado, Ribeirão Preto obteve pontuação 6,69 – 605 mil habitantes – e ficou com o 3º lugar na lista das principais cidades brasileiras.

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627