Prefeitos que não pagam, vão pagar

Publicado em quarta-feira, janeiro 2, 2013 ·

artigonice

Chegou o fim do ano. O clima nas cidades e entre os cidadãos é um só: desejo de felicidades, boas expectativas e o sonho de dias melhores. O ano de 2012 foi atípico, foi um ano de eleições e a escolha de novos gestores, apesar da descrença da grande maioria, ainda é um momento que nos renova as esperanças no sentido de acreditar que a política, um dia quem sabe, pode ser diferente.

Só que, em alguns municípios paraibanos, falar em sonho e esperança é um tanto difícil, principalmente para os servidores públicos. Sem receber 13º salário e, em alguns casos, sem sequer receber os salários do mês, cidadãos que se deslocaram de suas casas para depositar nas urnas um voto de confiança nos políticos estão com os corações cheios de tristeza, descrença e decepção.

Tenho acompanhado, por exemplo, o caso de Solânea onde algumas categorias estão ‘saboreando’, mais uma vez, o gosto amargo de um ‘vinho vagabundo’ que só trouxe uma enorme ressaca e dor de cabeça no dia seguinte. Esse ‘vinho vagabundo’ nada mais é que a ausência de dinheiro no bolso e a falta de ter um bom motivo para comemorar o fim de ano, já que o pagamento do 13º salário é um artigo não encontrado nas lojas.

Mas, não se iludam, Solânea não é o único município com esse ‘privilégio’. Em Casserengue, servidores foram surpreendidos com cortes feitos no pagamento do 13º salário. Pessoas que deveriam, por exemplo, receber cerca de um mil reais receberam menos de R$ 600. Isso sem falar nos que não receberam nenhum centavo. Diz-se que o problema será solucionado, mas a essa altura do campeonato, como acreditar em promessas?

A pior situação da região, pelo que fiquei sabendo, se encontra no município de Arara. Lá, me informaram, servidores públicos estão há três meses sem receber nada, que dirá 13º. Como imaginar Natal e Ano Novo para esses pais e mães de família que devem estar vivendo momentos de desespero total nesse momento?

“Faltou comida na mesa dos servidores municipais neste Natal”, assim resumiu a secretária do Sindicato dos Servidores Municipais de Sapé, Nadja Romualdo. Lá são cerca de 600 funcionários que não receberam 13º e nem os salários de dezembro.

A segunda maior cidade da Paraíba, Campina Grande, apesar de seu tamanho, não fica fora dessa lista. A Rainha da Borborema tem vivido dias, inclusive, de paralisação de servidores que afirmam não terem recebido 13º salário e outros que dizem estar com seus proventos atrasados há três meses, a exemplo do que ocorre em Arara.

Esses são ‘pequenos’ exemplos já que não temos notícias e nem podemos acompanhar todos os municípios do Estado.

O que esperamos, é que os eleitores fiquem de olho no que está acontecendo agora para que, no futuro, eles não venham a colocar a frente de cargos municipais ou estaduais, essas mesmas pessoas que têm feito tanta gente sofrer neste fim de ano. Somente excluindo de uma vez por todas essas pessoas da vida pública é que poderemos transformar essa realidade e fazer, de alguma forma, esses gestores pagarem o mal que estão fazendo.

Que venha 2013

Estamos nos despedindo de mais um ano. O meu desejo para todos vocês que me leem, e para os que não me leem também, é que 2013 venha recheado de saúde, paz, amor e harmonia. Que a mensagem sempre deixada no Natal e que a simbologia do nascimento de Cristo nos mostre que somente o amor é capaz de salvar e de mudar o mundo. E, que os ensinamentos deixados por Jesus, sejam colocados em prática por todos nós durante todos os dias do ano que está chegando.

Férias

Esse mês de janeiro será de férias! Momento de descanso e de aproveitar bastante a família. E, para que esse momento seja aproveitado na íntegra, também ficarei alguns dias sem renovar meus artigos. Volto em fevereiro esperando que a realidade dos municípios citados acima e, de outros que não citei, seja diferente e que os servidores municipais tenham conseguido recuperar o que foi perdido.

O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627