Nice Almeida – Cansei! Não faço mais

Publicado em segunda-feira, agosto 1, 2011 ·

nice

Não estou conseguindo me controlar. A minha indignação está conseguindo superar o meu constante bom humor. Fazer jornalismo para mim é algo muito mais do que sério. A nossa responsabilidade com a notícia divulgada é enorme, embora alguns “colegas”, infelizmente não pensem assim.

O meu perfeccionismo profissional e a busca por mostrar aos cidadãos o que os candidatos eleitos por eles têm realizado me levam a fazer matérias recheadas de números, uma verdadeira prestação de contas que eu, enquanto jornalista, me sinto na obrigação de fazer.

Mas, eu cansei! Não vou mais fazer reportagens com levantamentos. Para quê? Para os outros copiaram e depois ficaram com os méritos?

Pois é isso que tem ocorrido constantemente com minhas matérias.

No último sábado (30/07) o site PolíticaPB publicou uma reportagem com o seguinte título: “Senador paraibano é o campeão nordestino de projetos irrelevantes apresentados no Senado” (http://www.politicapb.com.br/artigo.php?id_artigo=20110730114839).

A reportagem, ideia minha, veio cheia de números e uma tabela, preparada por mim, mostrava a produtividade de todos os 27 senadores do Nordeste. Para minha surpresa no dia seguinte, domingo (31/07) a assessoria do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) enviou matéria falando da produtividade do parlamentar peemedebista com as mesmas tabelas produzidas pela minha pessoa.

A matéria, “Transparência Brasil aponta Vital do Rego como campeão nordestino de projetos relevantes no Senado”, claro, não foi uma cópia fiel da minha, até porque isso seria plágio e eu processaria quem o fizesse. Mas, todos os números apresentados pela assessoria de Vitalzinho foram fruto de um trabalho árduo no qual eu passei um dia inteiro.

Entretanto, pegar dados de reportagens minhas e reproduzir como se o trabalho tivesse sido deles não é novidade.

No dia 11 de julho o PolíticaPB publicou a seguinte matéria: “Cotão: Deputados federais da Paraíba usaram mais de R$ 1,2 milhão no 1º semestre; veja o ranking”.

A reportagem, também ideia minha, mostrava quanto os deputados federais eleitos pelos paraibanos haviam gasto com a verba indenizatória como vocês podem conferir no link: http://www.politicapb.com.br/artigo.php?id_artigo=20110711180417

Quatro dias depois (15/07) o Jornal Correio da Paraíba estampa a seguinte manchete na sua página A5: “Bancada gasta mais com propaganda”.

Mais uma vez a reportagem não era uma cópia fiel da minha, claro. Porém, todos os números apresentados pelo periódico são os encontrados no levantamento feito por mim e querer me convencer de que a equipe do jornal se deu ao trabalho de levantar os dados mesmo depois da publicação da minha matéria é me chamar de BURRA OU IDIOTA.

Por isso repito: Cansei! Não vou mais fazer reportagens com levantamentos. Para quê? Para os outros copiaram e depois ficaram com os méritos?

Nice Almeida

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627