Município de Dona Inês realiza 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Abertura aconteceu nesta segunda (15)

Publicado em terça-feira, setembro 16, 2014 ·

 

camaraAté a próxima sexta-feira, 19 de setembro, o município de Dona Inês, no Curimataú Paraibano, estará realizando a 1ª semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. A abertura do evento aconteceu na noite desta segunda-feira (15), em sessão especial na Câmara de Vereadores do município que contou com as presenças dos Vereadores da Casa, do Chefe do Poder Executivo Municipal, Antônio Justino, da Secretária de Assistência Social do município, Sofia Ulisses e de outros Secretários municipais.

 

A Secretária de Assistência Social, Sofia Ulisses, disse que o objetivo da semana, é discutir um tema recorrente, mas que pela cultura muitas vezes é deixado de lado. Disse que a falta de informação ou o receio de abordar este tema, faz com que a questão da deficiência fique para depois ou que não se julgue com a importância devida.“Temos nos esforçados para mudar essa realidade e, mesmo com algumas dificuldades, a atual administração tem feito muito.” Conversou a Secretária, lembrando que a acessibilidade – banheiros adaptados e rampas de acesso – é garantida em todos os prédio públicos e que sabe que há muito ainda a ser feito. “O preconceito ainda existe e é outra grande barreira”. Comentou. Sofia destacou que o trabalho é feito em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e Habitação, Educação e Saúde. “É necessário que as secretarias conversem entre si para que o serviço seja ofertado com uma melhor qualidade”. Considerou.

 

A Secretária ressaltou que o município tem desenvolvido políticas públicas importantes, buscando atender à Constituição Federal que em seu artigo 23, diz que; “É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: II– cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.” De acordo com dados do IBGE, em Dona Inês 841 pessoas declararam possuir algum tipo de deficiência, dessas 53 famílias com algum membro deficiente são assistidas por políticas do CRAS; no SCFV são 3 usuários e na brinquedoteca 41 crianças, além de outros que são assistidos por outras políticas. O município também disponibiliza vagas de cursos do PRONATEC para pessoas com deficiências, oferece ainda sala de recursos multifuncionais e garante o transporte para a FUNAD em João Pessoa. Sofia destacou ainda que o PAIF tem dado total apoio para que a pessoa com deficiência busque seus benefícios no INSS, sem que haja os atravessadores. A secretária encerrou lembrando que no dia 21 de setembro será o dia nacional da pessoa com deficiência.

 

A Secretária de Saúde, Taciana Nunes, destacou as políticas públicas de promoção da identificação precoce das deficiências, por meio da qualificação do pré-natal e da atenção a primeira infância, desenvolvidas pela administração, como também o acompanhamento e cuidado à saúde das pessoas com deficiências na atenção domiciliar, além de outras ações.

 

Para o Presidente da Casa, Vereador Demétrio Ferreira, o assunto deve ser mais discutido para provocar nas pessoas uma mudança de pensamento e de atitudes. De acordo com o Prefeito, Antônio Justino, que também prestigiou o evento, é preciso ter muita coragem para debater temas tão importantes como esse, que durante um período da história, os Governos foram omissos a questões tão importantes como essas. “A abertura da primeira Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência serve para consolidar, neste município, de uma vez por toda, a inclusão”.

 

A deficiente, Michele Gomes dos Santos, de 30 anos de idade, que foi convidada para participar da sessão, disse em sua fala que sofre de uma paralisia cerebral, adquirida nos primeiros dias de vida, mas que através de um tratamento oferecido pelo município tem apresentado uma melhoria de 10%. Disse que mesmo com o problema jamais desistiu dos seus sonhos e que é cidadã igual a todos.

 

A programação da semana segue;

 

16/setembro – Teatro de fantoches – Uma jornada diferente

Local – Auditório do CEMCAP – Manhã/Tarde

 

17/setembro – Palestra sobre os direitos sociassistencial da pessoa com deficiência e exposição

Local – Auditório do CEMCAP – 08h00

Apresentação das crianças da brinquedoteca e usuários de 5 e 6 anos com música e dança

 

18/setembro – Festival de pipas e outras brincadeiras

Local – Estádio de futebol – 07h30

 

19/setembro – Vivência sobre deficiência com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (trabalhando com os sentidos) e exposição.

Local – Ginásio Poliesportivo – Manhã/Tarde

 

Assessoria

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627