Mulher aboiadora recebe homenagem do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Publicado em segunda-feira, Março 12, 2012 ·

 

Aboio é canto típico do vaqueiro do Nordeste do Brasil para conduzir o gado para os currais ou guiando a boiada para o pasto. É um canto individual e masculino.

Na cidadezinha de São José dos Ramos, no agreste da Paraíba, uma mulher quebra este tabu. Filha do vaqueiro aboiador Albino Alves de Araújo, Maria das Neves, a Lila, aprendeu desde cedo os cantos dos vaqueiros, seus improvisos, as melodias dolentes de incitamento da boiada no sítio Olho D’água onde nasceu. Virou aboiadora, talvez a única mulher a cantar aboio nessas paragens.

Lila já participou de CD de aboio cantado, o aboio em versos, que são poemas de temas agropastoris, de origem moura e que chegou ao Brasil, possivelmente, através dos escravos mouros da ilha da Madeira, em Portugal, país onde existe esse tipo de aboio. Em São José dos Ramos, o aboio tem até um festival anual. A cidade é considerada a capital do aboio.

Lila receberá o Prêmio Leonilla Almeida, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, pela sua contribuição à cultura popular e pela importância de sua arte para o empoderamento das mulheres. O Prêmio será entregue no dia 31 de março, na sede do Ponto de Cultura em Itabaiana.

Fonte: pccn.wordpress
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627