MPPB inaugura laboratório contra lavagem de dinheiro nesta segunda-feira

Publicado em segunda-feira, fevereiro 10, 2014 ·

ministerio-publico-da-paraibaO Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) foi inaugurado nesta segunda-feira (10) pelo coordenador da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Justiça, Roberto Zaina. O LAB-LD é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MP-PB e o Ministério da Justiça. A inauguração aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.

O Estado agora conta com o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) que ficará instalado em João Pessoa. A instalação do LAB-LD é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e o Ministério Público da Paraíba (MPP). A unidade permitirá análises mais rápidas de dados e cruzamento de informações em investigações dos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Segundo informações do Ministério da Justiça, o Laboratório conta com uma estrutura de tecnologia que reúne conjunto de softwares e hardwares e permite o processamento de informação em massa. O laboratório permite gerar relatórios confiáveis, a partir de distintas bases de dados e apresenta um mapeamento de informações de movimentações financeiras, de intercâmbio entre pessoas que possam fazer parte de uma quadrilha e de indícios de lavagem de dinheiro.

 

O Ministério da Justiça será responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da SNJ/MJ.

 

Em todo o Brasil a 20 laboratórios em funcionamento. De acordo com o Ministério da Justiça 23 devem ser instalado este ano. Nos últimos quatro anos os LAB-LD conseguiram identificar um desvio de R$ 20 bilhões proveniente de lavagem de dinheiro. Foram 1.500 casos em quatro anos.

Wagner Mariano com assessoria

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627