Ministério do Desenvolvimento Agrário lança Rede Brasil Rural Nordeste na Bahia

Publicado em sábado, Fevereiro 4, 2012 ·

07-Foto-do-solista-Rucker-BezerraO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançará a Rede Brasil Rural Nordeste em Salvador (BA), na terça-feira (7). O evento, que marcará a adesão do governo da Bahia à rede, contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do governador do estado, Jaques Wagner, além dos secretários estaduais de Agricultura, Eduardo Sales, e Desenvolvimento, Wilson Dias.

A Rede Brasil Rural é uma ferramenta criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. O site, que pode ser acessado pelo portal do MDA, exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares. A partir do momento que fazem parte da rede, eles podem comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos.

As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. A rede poderá se acessada ainda por potenciais clientes, que contarão, assim, com um canal de compras mais eficiente para a aquisição de produtos da agricultura familiar.

A rede no Nordeste é lançada em um momento bastante significativo, já que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. De acordo com a ONU, o cooperativismo deve ajudar o mundo a erradicar a pobreza e ajudar na transição para uma produção de alimentos sustentável. O evento se dá na Bahia devido ao estado ter o maior número de agricultores familiares do Brasil, com mais de 665 mil empreendimentos. O estado foi pioneiro também na legislação para o setor.

Em janeiro de 2009 a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por unanimidade, a criação da Lei Estadual do Cooperativismo, que cria políticas de apoio e estímulo à produção familiar. O projeto instituiu assistência educativa e técnica às cooperativas, além de incentivos fiscais e financeiros à produção.

Pela aprovação da lei, o governador Jaques Wagner será homenageado, durante o evento, pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O lançamento da Rede Brasil Rural será precedido, na segunda-feira (6) à tarde e na terça pela manhã, por um curso de capacitação das cooperativas do estado. Técnicos do MDA ensinarão aos cooperativados como utilizar a rede, tanto para comprar insumos como para efetuar a venda de seus produtos. Participarão do curso 240 cooperados, representando 120 cooperativas.

De acordo com o coordenador geral da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite, a expectativa é de que ao menos 100 cooperativas sejam cadastradas na rede. Ele chama atenção ainda para a importância da chegada da ferramenta ao estado. “A Adesão da Bahia à Rede Brasil Rural é fundamental. Essa parceria com o MDA possibilita que as nossas políticas públicas cheguem com mais facilidade aos agricultores”, afirma.

O coordenador da rede informa ainda que, durante o evento, haverá a entrega simbólica de dois cartões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a duas cooperativas. É através deste cartão que elas poderão fazer suas compras na rede. O BNDES fixou em R$ 1 milhão o limite de compra por cartão, com opção de até cinco cartões por cooperativa. O financiamento poderá ser pago em até 48 parcelas, com taxas de juros pré-fixadas e mais baixas que as praticadas pelo mercado.

Marco Antonio informa que a cooperação entre o governo da Bahia e o MDA tem três objetivos principais. Trazer empreendimentos da agricultura familiar para dentro da rede é um deles, assim como ajudar na melhoria da gestão destes empreendimentos. O governo baiano se comprometerá ainda a ajudar na operacionalização do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no estado. O programa prevê que as escolas públicas comprem dos agricultores familiares pelo menos 30% dos alimentos consumidos na merenda escolar.

Outra parceria fundamental neste ponto é a assinatura do termo de cooperação com a União dos Municípios da Bahia (UPB), diz o delegado federal do MDA na Bahia, Welliton Rezende Hassegawa. Como na parceria com o estado, um dos objetivos é o estímulo ao Pnae na Bahia. “O convênio prevê que a UPB incentive os municípios baianos a operarem no ambiente da Rede Brasil Rural, estimulando compras para o Pnae”, relata.

O delegado informa ainda que as prefeituras deverão estimular os agricultores familiares locais a integrarem a rede. “A UPB será uma grande mobilizadora e fomentadora do projeto”, afirma. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) aproveitará o evento para para anunciar a ampliação da copras junto ao Pnae.Está prevista ainda, na terça-feira, a assinatura de parcerias com as seções baianas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), além da cadeia local de supermercados Rede Mix.

Os convênios marcam a adesão do setor privado ao projeto. “É muito importante que essas parceiras possam comprar produtos da agricultura familiar. É fantástico, pois estes são grandes clientes em potencial”, afirma César Oliveira, assessor especial do MDA na Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).

Cooperativismo

O lançamento da Rede Brasil Rural Nordeste acontece num momento de força para o cooperativismo. As cooperativas brasileiras exportaram um total de US$ 6.175 bilhões em 2011, um acréscimo de 39,8% em relação ao ano anterior. A força do setor levou a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola a criar a Central de Atendimento às Cooperativas, que visa dar suporte às organizações. O anúncio oficial da criação da Central também será feito na terça-feira. Na mesma tarde o governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) assinará um convênio com o Sebrae-Bahia para que técnicos da instituição ajudem os agricultores familiares a melhorarem a gestão de suas cooperativas, no âmbito do Programa Vida Melhor.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627