Militares criticam escolha de diplomata para Forças Armadas

Publicado em sexta-feira, agosto 5, 2011 ·

A reação ao nome do embaixador Celso Amorim para a Defesa foi ruim particularmente no Exército, que teve uma relação difícil e conflituosa com um outro ministro da Defesa pinçado da carreira diplomática: o embaixador José Viegas, que ocupou a pasta no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, informa reportagem de Eliane Cantanhêde e Claudia Antunes, publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Oficiais que trocaram telefonema na noite de quinta-feira (4) criticaram a escolha de Amorim e um deles foi bem claro em conversa com a Folha: “Desde quando diplomata gosta de guerra? É como botar médico para cuidar de necrotério. Parece brincadeira”.

Eduardo Anizelli – 18.jul.2011/Folhapress
Ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim assumirá o Ministério da Defesa no lugar de Nelson Jobim
Ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim assumirá o Ministério da Defesa no lugar de Nelson Jobim

Apesar do temperamento duro de Jobim, ele tinha boa relação e o respeito dos comandantes e dos oficiais-generais (os de maior patente) das três Forças, que reconheciam nele um aliado para reivindicar programas e para reduzir o que consideram “preconceito” do governo de esquerda contra os militares.

A presidente Dilma Rousseff convidou o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a assumir a pasta depois de uma rápida reunião na noite de quinta-feira, quando o ministro Nelson Jobim entregou sua carta de demissão

Amorim aceitou, mas a posse ainda não foi marcada. Ele fez parte da equipe ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando ocupou o ministério das Relações Exteriores.

Folha

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627