Metade das casas da Paraíba não tem banheiro ou esgotamento sanitário, diz IBGE

Publicado em quarta-feira, junho 3, 2015 ·

saneamento-basico1-Quase metade (49,7%) dos domicílios paraibanos não possui banheiro ou esgotamento sanitário. É o que indica estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, dos 1.214 milhão de casas existentes no Estado, 603 mil encontram-se nessa situação fazendo com que as pessoas residentes desses ambientes vivam literalmente na lama.

Os números confirmam recente levantamento feito pelo Blog do Gordinho revelando que, em 2014, por exemplo, apenas 33,18% dos gestores municipais paraibanos investiram na área de saneamento e tentaram minimizar a questão.

ACOMPANHE O FOCANDO A NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK                TWITTER                    INSTAGRAM

Das 223 prefeituras existentes no Estado, somente 74 realizaram algum tipo de gasto com saneamento básico, conforme dados retirados do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Juntas, essas prefeituras gastaram R$ 16.931.030 milhões em saneamento.

Contudo, o valor investido por algumas delas foi tão ínfimo que sequer daria para construir um banheiro simples com vaso sanitário e pia dos mais baratos. Exemplo disso é São José de Lagoa Tapada, no Sertão do Estado. Conforme os dados expostos pelo Sagres, a prefeitura da cidade gastou apenas R$ 225 na área no ano passado.

Em João Pessoa – Dos 611 mil domicílios onde existem banheiros e esgotamento sanitário na Paraíba, 169 mil estão em João Pessoa, o que representa 67,6%. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil divulgado recentemente, a Capital paraibana ficou apenas na 64ª colocação entre as 100 maiores cidades brasileiras com saneamento básico avaliado.

O indicador do atendimento de esgoto, conforme a pesquisa, foi de 49%, o que deixou a Capital com nota 1,25 (a máxima foi 2,5). Já o índice de esgoto tratado foide 49,3% e a nota para esse quesito foi de 1,29.

Por: Nice Almeida

 

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627