Mensalidades de instituições de ensino da Paraíba devem subir até 15% em 2014

Publicado em sexta-feira, novembro 29, 2013 ·

sala_de_aula_vaziaSindicato das Escolas Particulares da Paraíba alerta que mudança nas mensalidades é prevista por lei e que após definição as escolas ficam impedidas de realizar novos reajustes*

Como previsto por lei, as escolas particulares da Paraíba já estão definindo o percentual de reajuste das mensalidades para 2014. De acordo com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares da Paraíba, Odésio Medeiros, uma vez determinada a planilha, os estabelecimentos de ensino ficam impossibilitados de realizar qualquer reajuste ao longo do próximo ano.

“Não existe um índice para todas as escolas, o que se pratica é uma planilha que cada instituição elabora e calcula o seu valor”, explicou Odésio Medeiros. Atualmente a Paraíba tem mais de 700 instituições de ensino, sendo 36 delas de educação superior.

A lei nº 9.870 de 23 de novembro de 1999 determina, entre outras questões, que o estabelecimento de ensino deverá divulgar o reajuste nas mensalidades no período mínimo de 45 dias antes da data final para a matrícula, conforme o calendário e cronograma da própria instituição.

Segundo Odésio Medeiros, vários fatores influenciam no cálculo para definir os novos valores dos reajustes. “É uma série de componentes que a escola leva em consideração. Como por exemplo, os investimentos e o aluguel gasto com os funcionários. Desta forma a instituição projeta a planilha para 2014, fixa neste valor e passa um ano com a mensalidade congelada, sem reajustes”, explicou.

De acordo com o Procon-JP, em 2013, o reajuste das escolas de João Pessoa oscilou entre 7% e 15%. Algumas instituições já definiram e repassaram o percentual para os estudantes, mas, segundo o Procon, a planilha com toda a variação para 2014 ainda está sendo definida.

Ascom

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627