Menos sal não diminui riscos ao coração

Publicado em quarta-feira, julho 20, 2011 ·

Diminuir o consumo de sal pode diminuir a pressão sanguínea, mas não há evidência de que leve a menos mortes ou reduza o risco de ataques cardíacos ou derrames no longo prazo, segundo um novo relatório publicado no Cochrane Review.


salA meta-análise incluiu seis testes clínicos randômicos e descobriu que pessoas que cortem sua dieta de sal pela metade conseguem diminuir modestamente sua pressão sanguínea. No entanto, o uso de medicamentos foi mais efetivo do que a mudança de dieta.

Mesmo quando os testes foram examinados em conjunto, ainda foram muito insuficientes para fornecer provas de diferenças significativas em doenças do coração e mortes, provavelmente porque as pessoas têm dificuldades em manter uma dieta de pouco sal durante muito tempo, dizem os autores.

Muitas das evidências anteriores que sugeriam maiores benefícios de uma dieta de baixo sódio foram colhidas de estudos de observação que comparavam diferentes grupos populacionais, em vez de testes randômicos, que são considerados o padrão mais alto na medicina, diz o autor principal do estudo, Rod S. Taylor, professor de pesquisa em serviços de saúde na Peninsula Medical School da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Taylor diz que as pessoas, mesmo assim, deveriam tentar limitar o consumo de sal na alimentação, mas que medidas adicionais _ como etiquetas de aviso sobre quantidades de sal nos alimentos processados _ são necessárias. “Os resultados não significam que pedir às pessoas que reduzam o consumo de sal não seja uma boa coisa,” diz ele.

Yahoo

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627