Membros do Conselho Tutelar de Bananeiras tomam posse nesta quarta-feira

Publicado em terça-feira, agosto 30, 2011 ·


eleitosO Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) estará empossando, nesta quarta, 31,  os conselheiros tutelares e suplentes eleitos para o triênio 2011 a 2014.
A posse dos Conselheiros Tutelares eleitos e suplentes ocorrerá na Câmara Municipal de Bananeiras às 17h.

Os conselheiros tutelares que serão empossados são: Antônio Marques, Sergio Danilo, Valnize, Elenilza e Fernando.
Os suplentes que serão empossados  são: Carlos Eduardo Coutinho, José Roberto, Ricardo de Farias Santos, Joelma Priscila Custódio da Silva e Anizio Miranda da Silva.
O que é Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pelo Art. 131 do ECA.
Quem são os Conselheiros Tutelares?
São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos.
Conheça as principais atribuições do Conselho Tutelar
Atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta.
Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.
Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões.
Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a familia e tratamento especializado.
Assessorar a prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias, com a finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e juventude.
Encaminhar a notícia de fatos que constituem infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente.

Fonte: Portal Bananeiras Online
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627