Médico divulga foto de furadeiras usadas em cirurgias em João Pessoa

Publicado em quarta-feira, setembro 7, 2011 ·

Médico apresenta furadeira usada em cirurgias (Foto: Divulgação)
Médico apresenta furadeira usada em cirurgias (Foto: Divulgação)

Em e-mail enviado à reportagem do G1, Valdir Delmiro, médico e presidente da Cooperativa dos Cirurgiões do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, divulgou fotos das furadeiras usadas para realizar cirurgias cranianas. Segundo o médico, o procedimento também é adotado no Hospital Ortotrauma, localizado em Mangabeira, bairro de João Pessoa.

O médico ainda afirmou que ele próprio usa os equipamentos para procedimentos cirúrgicos. Segundo ele, o equipamento até pode ser usado em situação de emergência, mas a utilização virou rotina no hospital. De acordo com ele, os dois craniótomos, equipamentos adequados para abertura de crânios, vão para manutenção várias vezes e por isso as furadeiras estão sendo usadas com muita frequência.

Segundo o médico Ronald Farias, que foi o primeiro a falar sobre a utilização da ferramenta, os cirurgiões estariam usando a furadeira porque o craniótomo, aparelho correto para realizar o procedimento, está quebrado. A Cruz Vermelha, responsável por gerenciar o hospital, revelou que esse aparelho não funcionada há mais de um ano. O secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Souza, no entanto, desmentiu o uso de furadeiras no hospital.

Médico garante que outros hospitais também fazem uso da ferramenta (Foto: Divulgação)Médico garante que outros hospitais também fazem uso da ferramenta (Foto: Divulgação)
G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627