Mais de cem mil adolescentes serão vacinadas na Paraíba contra o câncer de colo de útero

Publicado em sábado, Fevereiro 22, 2014 ·

doencaCerca de 104 mil adolescentes  na faixa etária de 11 a 13 anos receberão a vacina contra o HPV um dos principais causadores do câncer de colo de útero. A vacina está disponível em toda rede pública do Estado a partir do próximo dia 10. Para tanto, o Ministério da Saúde enviou para o Estado 219,9 mil doses da vacina.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga a vacina será administrada em três doses. Ela advertiu que os pais que não quiseram vacinar seus filhos devem assinar um termo de recusa.

Ela explica que o HPV é um grupo de vírus transmitido sexualmente, sendo uma das principais causas do câncer de colo de útero – terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. A taxa de mortalidade da doença no Estado é de ,3,82 por cem mil mulheres, índice que coloca a Paraíba em quarto lugar no país entre os Estados com menor número de mortes.

Na Paraíba, os exames que diagnosticam o HPV são realizados no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), mas isso as mulheres devem procurar atendimento nas unidades do Programa de Saúde da Família que encaminham os pacientes. No Centro é feito o tratamento das lesões por meios de exames especializados e duração do tratamento é dois a três anos.

O CEDC fica localizado na Avenida Duarte da Silveira, nas proximidades do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) na Capital. O telefone para contato é 3218-5369.

Paulo Cosme

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627