Saúde

Mais de 430 casos de tuberculose foram diagnosticados em 2019, em João Pessoa

Publicado em sábado, novembro 16, 2019 ·

Um total de 437 casos de tuberculose foram diagnosticados em João Pessoa, durante 2019, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde. Neste domingo (17), é lembrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose.

A doença é causada por uma infecção originada da bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A transmissão acontece de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa. Costumes como má alimentação, consumo de cigarros e bebidas alcoólicas favorecem o estabelecimento da doença.

Os principais sintomas da doença são tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, perda acentuada de peso, febre no final da tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez e falta de apetite. Os casos mais de tuberculose apresentam dificuldade na respiração, perda excessiva de sangue e colapso do pulmão.

A doença pode afetar outros órgãos além do pulmão, como rins, e também os ossos e meninges, que são membranas que envolvem o cérebro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o exame para detectar a doença é realizado através do escarro do paciente, em uma Unidade de Saúde da Família (USF) e sai em 24 horas. O tratamento tem duração de 6 meses e acontece também na USF e o esquema específico de antibióticos para tratar a tuberculose só existe no Sistema Único de Saúde.

 

Foto: Ivomar Gomes/Arquivo Pessoal

G1

 

 

 

Comentários

Tags : , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627