Maior São João do Mundo valoriza cultura regional com Espaço Manoel Monteiro

Publicado em sábado, junho 11, 2011 ·

recantodapoesiaUm grande público tem prestigiado todas as noites a programação do Recanto da Poesia – Espaço Manoel Monteiro – na área onde até o ano passado funcionou a Vila da Imprensa. O atual espaço de poesia é uma homenagem ao poeta cordelista radicado em Campina Grande, Manoel Monteiro. A iniciativa é uma das novidades da gestão do prefeito Veneziano Vital do Rego, preocupado em valorizar a mais legítima cultura regional.

O público vibrou na noite desta sexta-feira, 10, com a dupla Raimundo Caetano (da Paraíba) e Edvaldo Zuzú (de Pernambuco). Esta foi a atração da terceira etapa da IX Cantoria da Viola no São João. Os dois poetas são considerados duas das maiores estrelas da cantoria no Nordeste. Segundo o coordenador geral da programação, poeta Iponax Vila Nova, Raimundo e Zuzú estão entre os vinte maiores cantadores do Nordeste.

O repentista Edvaldo Zuzú tem 38 anos de carreira artística. Ele se apresenta todos os anos no Parque do Povo por reconhecer a importância da festa junina de Campina Grande. Já Raimundo Caetano destaca que o Maior São João do Mundo muito ganhou com a abertura de espaços e de valorização da poesia popular.

Além deles, outros 29 cantadores, de cinco Estados nordestinos, se apresentarão no Parque do Povo, atraindo um público integrado por pessoas de todas as faixas etárias. As apresentações, patrocinadas pela PMCG, acontecerão sempre de sexta-feira a domingo.

O público tem a oportunidade de interagir com as duplas, sugerindo temas e “motes” que inspiram a produção poética dos cantadores. “Aqui quem manda é o freguês, isto é, o público, que sempre levanta temas das mais diversas áreas, explorando o conhecimento e a arte dos nossos cantadores”, garante Iponax Vila Nova, que além de organizar o evento, atua como “mestre de cerimônia” e também brinda os freqüentadores do espaço com muita poesia.

Programação de sábado e domingo – Iponax informou que neste sábado, 11, está programada a apresentação de Diomedes Mariano (PE) e Edezel Pereira (PB). Já no domingo, se apresentarão João Paraibano e Antônio Silva (do Rio Grande do Norte). A cantoria acontece entre 20h e 22h.

O Espaço Manoel Monteiro também é local de venda de CDs, DVDs, além de exposição de banners com poemas e livros. Na noite desta sexta-feira, estava à venda o livro da poetisa Almira Araújo Cruz Soares, cujo título é “Porta aberta à Poesia Popular”.

O livro, integrado por três partes, conta com poemas infantis, além de enaltecimento da festa de São João e do poeta Patativa do Assaré. A autora é natural de Campina Grande. Educadora aposentada, tem atuado como formadora pedagógica do Projovem Urbano.

Ainda no espaço cultural estão instalados postos de órgãos como Procon e Vigilância Sanitária. Nestes postos, o público tem acesso a todas as informações sobre proteção e direitos do consumidor. Este ano, só a Vigilância Sanitária atua com uma equipe integrada por 20 pessoas. As equipes trabalham, diariamente, no Parque do Povo.

Redação iParaiba com Codecom

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627