Livro sobre vida e obra de escritor francês será lançado na Fundação Casa de José Américo

Publicado em segunda-feira, dezembro 5, 2011 ·

capalivroA vida e a obra de um renomado romancista francês foi transformado em livro. André Malraux, entre o real e o fantástico, da autoria do professor  e acadêmico José Jackson Carneiro de Carvalho, será lançado nesta  terça-feira (06.12), às 19h, na Fundação Casa de José Américo (Av. Cabo Branco, 3336), numa realização da Academia Paraibana de Filosofia com parceria da FCJA.

Na ocasião, a apresentação será feita pela professora de teoria literária da UFPB, Sandra Luna, que também assina o prefácio da obra. Num livro distribuído em 390 páginas, a apresentação foi escrita pelo desembargador federal do TRF, Paulo Gadelha, as orelhas assinadas pelo professor universitário Evaldo Gonçalves e contracapa pelo professor da UFPB, Chico Viana.

Conforme o autor, o livro está dividido em quatro capítulos. O primeiro tem como objetivo apresentar uma síntese da vida do escritor sem preocupação de construir uma biografia cronologicamente detalhada. O segundo e o terceiro capítulos são dedicados ao estudo do perfil de dois dos maiores personagens romanescos, criados pelo imaginário de André Malraux: Garine, de Os Conquistadores, e Manuel e o povo de Madrid, de A esperança.

O autor considera o quarto capítulo a parte mais importante: A condição humana: Prêmio Goncourt de Literatura. Segundo ele, depois de uma síntese comentada do romance são selecionados e analisados alguns tópicos de caráter propriamente literário, que convergem para uma releitura aprofundada da obra, considerada pela crítica especializada o ápice da produção literária do romancista francês.

PERFIL – Paraibano de Caiçara, professor José Jackson Carneiro de Carvalho é portador de um vasto currículo. Escritor, pedagogo e filósofo, só na UFPB ocupou cargos de professor a reitor. Foi secretário estadual de Educação e Cultura. Atualmente é presidente e membro fundador da Academia Paraibana de Filosofia, além de membro da Academia Paraibana de Letras e União Brasileira de Escritores.

Fátima Farias para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627