Livro ‘Memórias guardadas no Baú de Aninha’ será lançado em Boa Vista

Publicado em terça-feira, Janeiro 17, 2012 ·

Socorro 5Um misto de genealogia com histórias de pessoas e famílias que nunca foram contadas. É disso que trata o livro ‘Memórias guardadas no Baú de Aninha’, da escritora Maria do Socorro Farias Almeida, que será lançado neste sábado ( 21.1), às 19h, em Boa Vista, no Cariri paraibano. Com origens fincadas na linhagem dos descendentes do capitão-mor português, Teodósio de Oliveira Ledo, além de Boa Vista, o conteúdo do livro, que trata de nove gerações, contempla algumas pessoas oriundas de outras localidades caririzeiras, especialmente Cabaceiras, São João do Cariri, Serra Branca, Sumé e Soledade. Tudo isso distribuído em 874 páginas.
Com selo da Editora A União, a obra revela origens familiares de Boa Vista e será apresentada, na solenidade de lançamento, pela professora universitária Maria da Conceição Gonçalves de Araújo. Segundo a autora, o livro, além de uma fonte de pesquisa que consolida parte da história regional do Cariri paraibano, destaca, no seu teor, elementos do perfil sócio-econômico-político-cultural da genealogia das famílias que originaram-se da Fazenda Santa Rosa – Boa Vista, fazendo a retrospectiva de uma história quatrocentenária.
Socorro Farias informa que o capitão-mor português Teodósio de Oliveira Ledo foi um desbravador infatigável, que chegou ao Brasil em 1680, possuindo propriedades em diversas regiões paraibanas. Acrescenta que foi na zona do Cariri, onde ele fundou a mais marcante: a Fazenda Santa Rosa, berço da descendência do município de Boa Vista, que pertencia ao município de Campina Grande.
Foi ali que germinou a árvore genealógica em que muitos dos seus descendentes, ao longo das nove gerações, destacaram-se nos aspectos sócio-econômico-político-cultural. O livro trata de toda esta trajetória. A arte da capa é assinada pela autora, que também é artista plástica.
A autora, que debruça-se sobre a pesquisa genealógica há mais de duas décadas, alerta que “a história dos nossos ancestrais é nossa. Se não repassar, ela desaparecerá e que deverá manter-se vivas nas memórias para servir-se de herança”. Neste sentido, outra vantagem, apresentada pela obra, é que as pessoas, ao conhecerem suas origens, poderão ter a base para prosseguir e construir sua própria árvore genealógica.
“Registrar a história é legar às gerações atuais e futuras a oportunidade de conhecer suas origens. Isso beneficia os nossos referenciais, quanto à importância e repercussão do passado na construção do nosso presente e do futuro”, reforça a autora, que é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano.
Revisitando os desbravadores
Ao assinar a apresentação da obra, o professor universitário Egberto Araújo ressalta os méritos de escritora da autora, que estreou no mundo literário com a obra ‘Abrindo o baú de Aninha’ (1998). “A escritora Maria do Socorro Farias Almeida nos brinda com mais uma obra, ‘Memórias guardadas no Baú de Aninha’, que revisita a biografia dos pioneiros desbravadores e os laços com as famílias de Boa Vista e derivadas destas. A escritora vai desvelando em seu texto histórias de famílias nunca contadas: uma por receio e outras por segredos.
Nestas últimas, prossegue Egberto, estavam os casamentos não consentidos, o amor entre os amantes… Neste livro caminhamos séculos adentro nas histórias de entrelaçamentos familiares que no presente afirmam nossa identidade e nos dão destino, onde os fios da consagüinidade que nos unem garantem a nossa ancestralidade como uma marca indelével do pioneirismo de uma saga que não terá fim… Diante da importância histórica deste livro, lê-lo, estudá-lo, e refleti-lo é uma imposição cívica agregado ao prazer de se encontrar em cada página”.
O livro traz ainda uma crônica da jornalista Fátima Farias, com o título  “No aconchego da ancestralidade”, relatando o reencontro com suas raízes e ressaltando a importância da visão sistêmica, na ordem do pertencimento, hierarquia e honra aos ancestrais.

SERVIÇO:
Livro: ‘Memórias guardadas no Baú de Aninha’
Autora:  Maria do Socorro Farias Almeida
Lançamento: Dia 21 de janeiro, às 19h, no Grupo Escolar Teodósio de Oliveira Ledo, em Boa Vista – Cariri paraibano.
Preço: R$ 40,00

Fátima Farias para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627