Mundo

Leonardo DiCaprio responde acusações de Bolsonaro sobre Amazônia

Publicado em sábado, novembro 30, 2019 ·

O ator e ativista ambiental, Leonardo DiCaprio, divulgou um comunicado em resposta às acusações do presidente Jair Bolsonaro: “Embora valha a pena apoiar, certamente não financiamos as organizações que estão atualmente sob ataque. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de fazer parte dos grupos que os protegem.”

Ainda segundo noticiou a BBC, ele elogiou “o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural”.

O WWF também comunicou que não recebeu doações do ator, cuja Fundação Leonardo DiCaprio se concentra em projetos ambientais. A acusação de Bolsonaro foi ridicularizada pelos oponentes. O senador Randolfe Rodrigues twittou: “Que desesperado. Nosso presidente negligente e incompetente, responsável pelo desmantelamento ambiental sem precedentes, culpa DiCaprio, mas não seu próprio governo, que é incapaz de dar um único passo sem destruir nada”.

Leia abaixo o comunicado completo emitido por Leonardo DiCaprio.

“Neste momento de crise para a Amazônia, apoio o povo do Brasil que trabalha para salvar seu patrimônio natural e cultural. Eles são um exemplo incrível, comovente e humilde do compromisso e paixão necessários para salvar o meio ambiente. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de apoiar os grupos que os protegem. Embora dignos de apoio, não financiamos as organizações visadas. Continuo comprometido em apoiar as comunidades indígenas brasileiras, governos locais, cientistas, educadores e público em geral que estão trabalhando incansavelmente para garantir a Amazônia para o futuro de todos os brasileiros.”

Leonardo DiCaprio
Ator e ambientalista

O ator publicou o comunicado em suas redes sociais acompanhado de outros dois comunicados de Wes Sechrest Ph.D que fundou a Global Wildlife Conservation e atua como cientista-chefe. E também de Jon Paul Rodriguez  Ph.D que preside a Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN,

O que o presidente disse?

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, acusou o ator de Hollywood de “dar dinheiro para incendiar a Amazônia” durante um vídeo ao vivo compartilhado na noite dessa quinta-feira (28.11) em seu Instagram. O presidente não tinhas provas, mas no passado acusou as ONGs críticas às suas políticas de iniciar incêndios que devastaram a floresta este ano. DiCaprio, que prometeu US $ 5 milhões para a Amazônia, negou a alegação de Bolsonaro.

Segundo o presidente que voltou a criticar ONGs ambientalistas, a organização seria a mesma responsável pelos incêndios criminosos na Amazônia. “Primeiro me atacaram na questão de derrubada na Amazônia. Depois vieram as queimadas, me acusaram de ser conivente. Falei que suspeitava de ONG’s, pronto. A imprensa comendo meu fígado pelo Brasil, disseram que era irresponsabilidade… Bem, a casa caiu”, disse ele citando a prisão preventiva de quatro brigadistas da organização Brigadas de Alter do Chão do Pará, acusados de serem os responsáveis por queimadas no mês de setembro.

Grupos de direitos humanos, ONGs e críticos afirmaram que a operação policial contra eles era politicamente motivada e uma tentativa de assediar grupos ambientais. Os incêndios que queimaram em agosto deste ano causaram preocupação global pelos “pulmões do planeta”.

Sua mais recente acusação ocorreu durante breves comentários na residência presidencial na sexta-feira. “Este Leonardo DiCaprio é um cara legal, certo? Dando dinheiro para incendiar a Amazônia”, disse citando a organização ambiental, o World Wildlife Fund (WWF), e as alegações, negadas pelo WWF, de que haviam pago pelas imagens tiradas pelos bombeiros presos, que foram libertados desde então.

Bolsonaro disse: “Então, o que a ONG fez? Qual é a coisa mais fácil? Atire fogo na floresta. Tire fotos, faça um vídeo. [WWF] faz uma campanha contra o Brasil, entra em contato com Leonardo DiCaprio, doa US $ 500.000. Uma parte disso foi para as pessoas que estavam incendiando. Leonardo DiCaprio, você está contribuindo para o incêndio na Amazônia, isso não serve”, disse ele.

 

vogue

 

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627