Karlos Thotta

Justiça sem caras e sem coroas

Publicado em domingo, julho 21, 2019 ·

RENOVAR OU MORRER!  ESTA É UMA FRASE ETERNAMENTE VERDADEIRA PARA TUDO QUE AINDA EXISTE E VIVE, SEJA INDIVIDUAL OU COLETIVAMENTE; SEJA UM SISTEMA POLÍTICO, TRIBUTÁRIO, JUDICIAL OU EDUCACIONAL.

O conceito de justiça social fundamenta-se em certos princípios morais e políticos que cuidam de questões como igualdade de direitos, garantia de direitos básicos e, também, solidariedade coletiva, humano-compartilhada com os poderes públicos constituídos.

As maneiras como esses objetivos podem ser alcançados variam de acordo com os meios propostos, o que, por sua vez, tem relação com o contexto político-ideológico daqueles que lutam por ações de justiça social.

De forma geral, a ideia de justiça social vai de encontro com a ideia de justiça civil, pois enquanto a imagem da justiça civil é concebida como sendo “cega” em relação às diferenças entre as individualidades, pois busca imparcialidade em seu julgamento, a justiça social está disposta a observar o contexto e a situação dos envolvidos de forma que seja possível atribuir uma resolução mais apropriada para cada caso.

Isso quer dizer que as ações de justiça social são de caráter corretivo quando atribui medidas protetivas a certas camadas sociais que possuem dificuldades econômicas ou que sofrem com estigmas sociais relacionados com a cor da pele ou etnias, entre outros exemplos.

Que tipo de justiça aceita que dois trabalhadores brasileiros possam ter remunerações tão diferentes que uma delas seja 40 (quarenta) vezes maior do que a outra, considerando que ambas têm a mesma carga horária semanal?

Como pode ser tolerado um sistema educacional que aniquila os interesses das crianças e adolescentes, matriculados na grande maioria das péssimas instalações chamadas de escola pública onde raramente os alunos são transformados nos estudantes e cidadãos que a sociedade precisa?

RENOVAR OU MORRER!  ESTA É UMA FRASE ETERNAMENTE VERDADEIRA PARA TUDO QUE AINDA EXISTE E VIVE,  SEJA  INDIVIDUAL OU COLETIVAMENTE; SEJA UM SISTEMA POLÍTICO, TRIBUTÁRIO, JUDICIAL OU EDUCACIONAL.

 

 

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627