Jovens católicos discutem protagonismo feminino no Dia Nacional da Juventude

Publicado em domingo, outubro 30, 2011 ·

jovens cnbbNeste domingo (30), jovens de comunidades católicas de todo o Brasil irão celebrar a 26ª edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em 2011, as atividades que marcam a data têm como tema Juventude e protagonismo feminino. As preparações para o DNJ acontecem há pelo menos três meses, por meio de subsídios sobre o tema trabalhados nas dioceses. O formato das celebrações varia conforme a realidade de cada região.
De acordo com Padre Antônio Ramos, Pe. Toninho, assessor nacional da comissão episcopal pastoral para juventude da CNBB e coordenador do DNJ, o tema escolhido tem como objetivo motivar o protagonismo das mulheres na Igreja. Nesse sentido, a escolha também levou em consideração dois fatores: a discriminação no mundo do trabalho e o papel da mulher numa perspectiva bíblica.
“Ainda hoje, as mulheres enfrentam várias jornadas e, mesmo assim, recebem menos que os homens. Por outro lado, vemos muitas Marias contribuindo para a evangelização no país, especialmente, no Norte do Brasil. Temos que incentivar essa dimensão feminina na Igreja e motivar ainda mais a juventude a impulsionar esses caminhos”, ressalta.
O coordenador avalia que as novas gerações estão mais abertas para conformação de uma sociedade menos machista. “Os jovens casais já vislumbram uma convivência familiar comunitária. O homem também é responsável pelas tarefas domésticas, pela educação dos filhos”, exemplifica Pe. Toninho. Ele destaca que momentos de reflexão como o DNJ proporciona à juventude um novo olhar sobre as relações e possibilita novas posturas em relação às mulheres.
Este ano, os jovens da cidade de Barretos, interior do estado de São Paulo, irão celebrar duplamente o Dia Nacional da Juventude. No dia 30, a cruz Peregrina da Jornada Mundial de Juventude e o ícone de Nossa Senhora estarão na cidade. Os símbolos católicos estarão visitando os municípios brasileiros, tendo em vista que o Brasil irá realizar a próxima edição da Jornada Mundial em 2013. No próximo ano, durante o DNJ, a cruz e o ícone estarão na região Norte do país.

Histórico


O Dia Nacional da Juventude começou a ser celebrado em 1985, motivado para declaração do Ano Internacional da Juventude, pelas Nações Unidas (ONU). A partir de então, as lideranças católicas, que assumiram o primeiro ano de atividades, decidiram celebrar a data anualmente. Atualmente, o DNJ é uma atividade permanente da CNBB.
Em 26 anos de DNJ, muitos já foram os temas abordados, dentre eles: sociedade, terra, participação, educação, trabalho, América Latina, ecologia, AIDS, cultura, cidadania, direitos humanos, dívidas sociais, políticas públicas, meio ambiente, meios de comunicação, extermínio da juventude e celebração à memória. Para o Pe. Hilário Dick, a diversidade dos temas abordados expressa a “necessidade de apresentar uma Teologia e uma Espiritualidade que se mistura com a realidade juvenil e do povo”, conforme material de divulgação do DNJ. Para mais informações: http://www.pj.org.br/

Camila Maciel
Do Adital
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627