Jovem paquistanesa vence prêmio de direitos humanos na Europa

Publicado em quinta-feira, outubro 10, 2013 ·

A menina paquistanesa Malala Yousafzai, de 16 anos, que no ano passado foi atingida a tiro na cabeça quando regressava a casa da escola, ganhou nesta quinta-feira (10) o prêmio Sakharov 2013 de Liberdade de Expressão.

 

Luke MacGregor/Reuters

Jovem paquistanesa vence prêmio de direitos humanos na Europa Nove meses depois de ser alvo de disparos por membros do grupo Talibã, Malala Yusufzai, uma ativista paquistanesa adolescente que defende a educação feminina, fez um discurso na Assembleia Geral da ONU, em julho deste ano.

Os líderes dos grupos políticos da Eurocâmara votaram unanimamente em Malala, que é considerada uma forte candidata a ganhar também o prêmio Nobel da Paz, a ser entregue nesta sexta-feira.

A menina, que sobreviveu ao ataque realizado por parte de integrantes de Tehrik-e Talibã Paquistão (TTP) na cidade de Mingora, no distrito Swat da província de Khyber Pakhtunkhwa (localizado no noroeste do país), por falar contra os extremistas e defender o acesso das mulheres à educação, passou meses hospitalizada no Reino Unido, onde reside agora com a família.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que Malala é uma “menina que demonstrou ter mais coragem do que muitos adultos”. Segundo ele, a atitude da jovem “encoraja as pessoas a seguirem seu exemplo apesar de viver em mundo dominado pelos homens”.

Malala disputava o prêmio com o ex-prestador de serviços da CIA Edward Snowden, nome proposto pela esquerda progressista da Eurocâmara.

A paquistanesa é a mais jovem vencedora da história do tradicional prêmio europeu. O prêmio Sakharov 2013 será entregue neste mês, em Estrasburgo (França), em uma sessão do Parlamento Europeu.

Da redação do Vermelho,
Com informações da EFE

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627