Jornalistas se unem para discutir cultura nacional e valores cívicos

Publicado em domingo, junho 26, 2011 ·

20110612111806_02“Luta-se quando se diz a verdade”. Sob esse lema, profissionais de comunicação cubanos reúnem-se na Frente Comum de Ideias para refletir sobre “a cultura nacional e a recuperação dos valores cívicos”, de acordo com a convocatória da União de Jornalista de Cuba (UPEC, por sua sigla em espanhol). A VII edição da reunião começou sexta-feira (24) e prosseguiu no sábado )25), na Ilha da Juventude, município especial do país.

De acordo com a UPEC, convocam-se os meios de comunicação a “abordar a atualidade nacional e gerar trabalhos que, por seu conteúdo e estilo, estimulem o debate da opinião pública”. Para isso, propõe-se “promover a profissionalização e o conhecimento dos jornalistas”.
Painéis, debates e intervenções especiais fazem parte da programação. A proposta é intercambiar experiências para buscar alternativas, a partir dos meios de comunicação, que “favoreçam o propósito de marchar pelo progresso da Revolução”.
No dia 24, primeiro dia do encontro, foi dedicado ao Fórum Internacional a favor dos Cinco Heróis Cubanos. Os heróis são Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González, detidos no dia 12 de setembro de 1998, quando monitoravam as ações vândalas de grupos anti-cubanos localizados na Flórida (EUA).
Internautas do mundo podem opinar e esclarecer questões sobre a pena que cumprem esses cinco homens. O site da Rádio Cubana será a plataforma utilizada para acessar o Fórum. Um dos argumentos utilizados na defesa dos cubanos é descoberta de que o governo estadunidense empregou numerosos recursos para pagarjornalistas que deveriam lançar uma campanha feroz contra os Cinco. Essa ação, portanto, pretende divulgar a versão real dos fatos.
Paralelamente ao Fórum foram discutidos outros temas da Frente Comum de Ideias. A reunião dos comunicadores, que ocorre há 12 anos, abordará em 2011 a responsabilidade da imprensa cubana no esclarecimento e na difusão da atualização do modelo econômico do país. A convocatória ressalta a necessidade de produzir, sobre esse tema, mensagens mais eficientes a diferentes públicos.
Também foi abordada a questão da ciberguerra e a necessidade de promover a ciberpaz. Nesse sentido, o encontro propos uma discussão sobre como fazer um uso adequado das tecnologias da informação, com o objetivo de promover a paz e a formação da cidadania.

Com informações de Prensa Latina e Cuba Periodista


Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627