Jornalista do RN é absolvido de 9 processos criminais; 32 seguem em primeira instância

Publicado em sexta-feira, fevereiro 1, 2013 ·

Entre 2011 e 2012, o caso do jornalista de Mossoró (RN), Carlos Santos, ganhou ressonância na imprensa nacional e internacional. Ricardo Noblat, Luiz Nassif e outros colegas repercutiram os processos que Santos estava recebendo por fazer criticas à então prefeita Fátima Rosado (DEM).
A juíza Welma Maria Ferreira de Menezes, do Juizado Especial Criminal de Mossoró, condenou o jornalista em três processos. Sua pena foi um mês e dez dias de detenção e com permissão de cumprir a pena fazendo doações no valor de R$2.040,00.

Carlos Santos
Segundo Marcos Araújo, advogado do jornalista, foram nove processos criminais por difamação em que Santos já foi absolvido. Restam agora 32 processos, em primeira instância, em que os advogados do jornalista já recorreram.
Com 30 anos de profissão, o jornalista foi processado por utilizar expressões como “paga o preço por seu despreparo”? Ou que anda “empazinada de ansiolíticos e com vida em boa parte reclusa”? em texto fazendo referência à prefeita.

Os processos foram gerados, segundo o próprio jornalista, “por um esquema da prefeita em uma operação comanda por seu irmão, Gustavo Rosado (PV), que era chefe de Gabinete, mas na verdade exercia o mando administrativo e político da gestão encerrada (após dois mandatos) no dia 31 de dezembro de 2012, em Mossoró-RN”.
O jornalista conta que sua integridade física foi colocada em risco. Uma página apócrifa na internet passou a insultar e fazer ameaças a seus filhos. “Cheguei a ser emparedado por gente ligada ao Gustavo na rua e receber e-mails ameaçadores”. O mandonismo e coronelismo ‘moderno’ não alisa o couro de quem tem opinião própria no Rio Grande do Norte. Blogueiros e jornalistas diversos, sofrem processos e outras formas de intimidação”.
Santos acredita que a expressão “assédio jurídico” é muito leve, para ele o que acontece é um “blitzkrieg judicial”, “pois a estratégia era uma avalanche de processos, em curto espaço de tempo e de forma brutal. Assim foi feito”. Ele afirma também que outros jornalistas e blogueiros estão na mesma situação.
Luiz Gustavo Pacete

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627