Japoneses protestam contra energia nuclear seis meses após tremor

Publicado em segunda-feira, setembro 12, 2011 ·

japaoManifestantes que se opõem à energia nuclear tomaram as ruas de Tóquio (capital) e outras cidades japonesas no domingo para marcar os seis meses desde o terremoto e tsunami de março e demonstrar indignação com a gestão do governo sobre a crise nuclear desencadeada na usina Fukushima.

Em um dos maiores protestos, cerca de 2.500 pessoas marcharam em frente à sede da operadora da usina, a Tokyo Electric Power Company, e criaram uma “corrente humana” em torno do edifício do Ministério do Comércio que supervisiona o setor de energia nuclear.

Sobreviventes oraram, monges cantaram em frente a prédios destruídos e pais seguraram bandeiras coloridas em homenagem às suas crianças desaparecidas. Às 14h46 (horário local), hora precisa do tremor, manifestantes fizeram um minuto de silêncio.

O terremoto de magnitude 9.0 e o tsunami na costa nordeste do Japão deixaram 20 mil mortos ou desaparecidos e destruíram a planta Fukushima, desencadeando a pior crise nuclear desde Chernobyl.

O acidente que gerou temor de radiação e contaminação levantou grande apelo pelo fim da dependência do Japão sobre a energia nuclear no país, propenso a terremotos.

Manifestantes pediram um desligamento completo das usinas nucleares em todo o Japão e exigiram uma mudança na política do governo para fontes alternativas de energia.

Entre os manifestantes estavam quatro jovens que declararam o início de uma greve de fome de 10 dias para provocar uma mudança na política nuclear do Japão.

A imprensa japonesa informou sobre protestos semelhantes em outras cidades no Japão no dia muitas orações para aqueles que morreram no desastre de 11 de março.

O Globo

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627