Internauta registra redemoinho em formato de tornado em Sumaré, SP

Publicado em terça-feira, setembro 17, 2013 ·

redemoinho2O internauta e operador Eliel Siqueira, de 33 anos, registrou um redemoinho de terra e poeira que se formou na Vila Menuzzo, em Sumaré (SP). O flagrante foi feito próximo de uma área rural na tarde de sexta-feira (13) e foi enviada pelo VC no G1.

Siqueira afirma que o vento forte começou por volta das 14h. Ele saiu de casa, que fica na Rua Itália, para ver o que estava ocorrendo. Depois de verificar o fenômeno, o internauta pegou a máquina e fez as fotografias.

“Só vi uma ventania assim em outubro de 2011 quando ocorreram na cidade vários estragos. Desta vez foi rápido, não demorou nem cinco minutos. Minha preocupação foi registrar e depois tirar a roupa do varal porque não aconteceu nada de prejuízos”, explicou Siqueira.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Nota da Redação: “Não é comum ocorrer essa formação tão perfeita em forma de funil”, disse a meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), instituto vinculado à Universidade de Campinas (Unicamp).

A formação do redemoinho ocorreu por conta das partículas de poeira em suspensão.“Correntes de vento com deferentes velocidades e direções que podem ocorrer pelos diferentes tipos de coberturas da superfície, formando uma nuvem de poeira, com o formato de um tornado”, afirmou a especialista.

Os redemoinhos se formam quando o ar quente sobre uma superfície sobe em direção a uma bolsa de ar mais frio. Esse tipo de formação, de acordo com a especialista, é mais frequente em áreas abertas e em dias com temperatura elevada e céu sem nuvens.

Internauta flagra redemoinho de areia em 'formato de tornado' de Sumaré (SP) (Foto: Eliel Siqueira / VC no G1)Registro foi feito na tarde de sexta-feira (13) na Vila Menuzzo em Sumaré (Foto: Eliel
Siqueira / VC no G1)
G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627