INSS começa a pagar 13º de aposentados neste mês; veja cronograma

Publicado em sábado, agosto 6, 2011 ·

inssO salário  começará a sair no fim do mês para aposentados. O cronograma terá início em 25 de agosto. Mas o benefício antecipado virá só para os que recebem um salário mínimo (R$ 545). Quem ganhar acima disso terá que esperar um pouco mais pelo dinheiro: o depósito será feito em 1º de setembro.

A previsão do Ministério da Previdência é que 24,6 milhões de aposentados sejam beneficiados. No ano passado, quando 23,6 milhões receberam o adiantamento natalino, a Previdência pagou um total de R$ 9 bilhões.

O pagamento adiantado da primeira parcela do 13º é resultado de um acordo do governo com entidades representativas de aposentados e pensionistas. Esta é a sexta vez que a Previdência antecipa o benefício. Além de poder obter informações no site do INSS, o segurado também pode tirar dúvidas sobre o pagamento de seu benefício pelo telefone 135.

Há algumas exceções à regra: alguns segurados vão receber menos de 50%. É o caso de quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Estes terão o adiantamento pago proporcionalmente. Quem também vai receber a menos são os que recebem auxílio-doença. O INSS faz o cálculo proporcionalmente ao período do benefício.

No feriado, não há depósito

Como o calendário de pagamento antecipado inclui os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros de setembro, não vai haver depósito no feriado da Independência. Em vez de ser pagos no dia 7, os aposentados só vão receber o dinheiro no dia 8. Estarão condicionados ao feriado todos os que têm benefício com final 0 e os que ganham acima de um salário mínimo e têm benefício com final 5.

Sob avaliação de segurados

Apesar de o INSS receber muitas críticas em relação aos serviços que presta aos segurados, há quem elogie também. Especialmente no que diz respeito à pontualidade dos pagamentos dos benefícios.

É o caso do aposentado Antonio Rodrigues Filho, 69 de idade, que usufrui os serviços da Previdência há 12 anos. “Não tenho nada a reclamar do INSS. Os pagamentos saem em dia e eu estou satisfeito com a Previdência”, afirma.

O Dia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627