IBGE: 48% dos prefeitos no Brasil não tem formação superior

Publicado em quarta-feira, Maio 14, 2014 ·

mapa-das-eleicoes-2014Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que leva em conta todos os municípios brasileiros revela que quase metade dos 5.570 prefeitos eleitos em 2012 não cursou faculdade. Ainda que a maior parte (2.920, o equivalente a 52%) tenha formação superior, dados revelam a discrepância conforme a região do País analisada: o Norte tem o menor grau de instrução entre os chefes de Executivo municipal, enquanto o Sudeste conta com a maior parte deles com curso superior.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2013 (Munic) foi divulgada pelo instituto na semana passada . Os dados revelam que os prefeitos com maior grau de instrução são os do Mato Grosso do Sul, seguidos pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo – onde 70%, 57% e 65% deles tem faculdade, respectivamente. A pesquisa revela ainda que há 258 prefeitos (4,5% do total) com ensino fundamental incompleto.

No Norte, 199 prefeitos das 450 cidades nos sete Estados da região têm faculdade – o menor total entre as áreas do País. Esse número sobre para 242 no Centro-Oeste, região que conta com 467 prefeituras. Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, a maior parte conta com chefes de Executivo municipal com curso superior completo – à exceção apenas de cidades no Sudeste e Nordeste.

Terra

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br