I Jabre seleciona dez projetos de roteiros

Publicado em sexta-feira, junho 17, 2011 ·


sdrfrtupçDez argumentos de realizadores de cidades paraibanas com menos de 150 mil habitantes foram selecionados para o I Jabre – Laboratório de Jovens Roteiristas Paraibanos, que será realizado em julho no município do Congo (PB). As inscrições das propostas para seleção terminaram no dia 30 de maio e mais sete argumentos estão na lista de suplentes. Os selecionados terão até 13 de julho para a realização da pesquisa.

Foram inscritos 27 argumentos de cidades de todas as micro-regiões da Paraíba, como Alagoa Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Cuité, Monteiro, Sumé, Ouro Velho, Teixeira, Picuí, Nazarezinho, Carrapateira, Coremas, São João do Rio do Peixe, Santa Luzia, São Bento e Juripiranga.

O I Jabre, que tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar pessoas interessadas em audiovisual de cidades do interior, surgiu como desdobramento do Projeto ViAção Paraíba, realizado pela UFPB-PRAC-COEX, contando com o apoio da Associação Cultural do Congo, do Projeto Cinestésico, Prefeitura Municipal do Congo e do Grupo PazLucas. Os coordenadores são o cineasta Torquato Joel e a professora da UFPB, Virgínia Oliveira. A produção é de José Dhiones e Dudé Rodrigues.

Segundo Torquato Joel, a ideia é capacitar os jovens realizadores no guia essencial para o processo de criação audiovisual: o roteiro. “Em geral, as propostas são extremamente instigantes e refletem a preocupação de jovens das pequenas cidades com questões humanistas, existencialistas e mesmo com a preservação da memória e a da identidade local”, observou.

Torquato destacou ainda que está em busca de parceiros na iniciativa privada e junto ao poder público para que, após o desenvolvimento dos roteiros, o resultado seja a realização dos filmes. “A produtora de cinema Pigmento Cinematográfico já se comprometeu a realizar, com a cessão de equipe e equipamentos, um dos projetos a ser escolhido pelo grupo. Queremos mais, pretendemos que, se não todos, mas que parte significativa desses 10 roteiros seja transformada em filmes”.

A coordenadora Virgínia Oliveira integra o Projeto Cinestético – Cinema e Educação, incluído no Projeto Educação Legal, do Centro de Educação da UFPB. Na opinião da professora, o I Jabre é uma importante iniciativa capitaneada pelo Projeto Viação Paraíba. “O Jabre é sediado pela ASCCON – Associação de Cultura do Congo, município do Cariri Paraibano, a qual vem se assomar com muita honra o Projeto Cinestésico. Tal ação visa descentralizar e socializar, dentre jovens oriundos de diversas regiões do interior paraibano, tanto o acesso às informações quanto o processo de formação no mundo da produção cinematográfica, desvelando e desmitificando esse fazer, aproximando desejos, sonhos e realizações”, observou.

O Laboratório de Jovens Roteiristas Paraibanos acontece de 14 a 17 de julho, no Balneário Paraíso da Serra, no Congo, onde serão desenvolvidos os roteiros para filmes de curta-metragem dos selecionados, que terão hospedagem e alimentação gratuita.

Confira os roteiros selecionados para o I Jabre:

– ‘Lavadeiras da Serra’, de Allan Marcus (Alagoa Grande)

– ‘Capim-Açu, a nossa Sierra Maestra’, de Edmilson Gomes da Silva Junior (Catolé do Rocha)

– ‘A outra face de Deus’, de Guto Silva (Alagoa Grande)

– ‘A lenda da Maricota’, de Ismael Moisés (Picuí)

– ‘Sã Consciência’, de Ismael Moura (Cuité)

– ‘Botija’, de  Kennel Rogis (Coremas)

– ‘Cuité e Picuí’, de Marlon (Picuí)

– ‘Cemitério’, de Ramon Batista (Nazarezinho)

– ‘Luiza Desapareceu’, Lucas Alves (Carrapateira)

– ‘O Legado de Zé Limeira’, Igor da Nóbrega Gomes (Teixeira)

Denize Vilar para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627