I Festival de Cinema da Não-Violência ativa abre inscrições

Publicado em terça-feira, outubro 2, 2012 ·

Desta terça (2) até 31 de junho de 2013 estão abertas inscrições para o “I Festival Internacional de Cinema da Não- Violência ativa”, promovido pela organização humanista Mundo sem Guerras e sem Violência para comemorar o 2 de outubro, Dia Internacional da Não-Violência. O Festival é uma forma de abrir espaço para criações comprometidas com a cultura da não-violência e para mostrar que existe um mundo sem guerras, que aparece quando se dá uma oportunidade à paz. O Festival acontecerá de 2 a 6 de outubro de 2013 em várias cidades da Espanha.

“Para criar algo novo, primeiro é possível imaginá-lo possível, por isso cremos que o cinema é um espaço adequado para poder mostrar, imaginar e criar um novo modelo de comportamento não-violento ante os conflitos sociais e pessoas que vivemos neste mundo convulso”, defende a convocatória do I Festival.

Poderão ser inscritos longas-metragens, curtas-metragens (20 minutos) e micro-curtas (3 minutos) produzidos em qualquer lugar do mundo. O material áudio-visual, que pode ser de ficção ou documentário baseado em experiências reais, deve denunciar a violência e mostrar a força transformadora da não-violência.

Qualquer pessoa poderá inscrever seu trabalho, desde profissionais a amadores. O Festival está dividido em duas seções, uma geral com categorias para cineastas profissionais e amadores, e outra voltada especialmente para Centros de Ensino, que poderão mostrar a educação para a paz ensinada nas salas de aula.

O Festival irá oferecer como premiação um objeto de significado especial, criado com peças de armas fundidas e convertidas em estatuetas da não-violência.

A organização internacional Mundo sem Guerras e sem Violência pretende realizar o Festival de Cinema todos os anos, reconhecendo sempre os avanços na direção da não-violência que estão se desenvolvendo mundo a fora. Nesta primeira edição, a intenção é reconhecer os povos que renunciaram livremente às guerras como forma de resolução de conflitos, como são os casos do Equador e da Bolívia.

Para mais informações sobre o Festival, acesse: www.festivalcinenoviolencia.org, www.mundosinguerras.org ou escreva para: info@festivalcinenovilencia.org.

Adital

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br