Homenagens marcam celebração do centenário de Luiz Gonzaga

Publicado em quinta-feira, dezembro 13, 2012 ·

(Foto: Divulgação)

Nesta Quinta-feira (13) a Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza uma sessão especial em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga – “O Rei do Baião”. O evento acontecerá no plenário Deputado José Mariz, a partir das 15h00.

A sessão foi proposta conjuntamente pelos deputados Vituriano de Abreu (PSC) e Lea Toscano (PSB). Eles destacam que a data é de grande importância para o Nordeste, pois a coragem de Luiz Gonzaga como retirante e divulgador da cultura nordestina representa o orgulho do povo sertanejo. “Através de suas músicas, todo o Brasil passou a conhecer o Nordeste de forma simples e autêntica”, afirmou Vituriano.

Não serão apenas os deputados que homenagearão Gonzaga, aqui em João Pessoa. A SOFORRÓ-PB (Sociedade dos Forrozeiros da Paraiba) prestará uma homenagem ao Dia Nacional do Forró e ao aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga. A programação inclui Palestras e shows musicais. A festa que começou na segunda-feira (11) e se encerra hoje.

Já no Fórum Cível de João Pessoa, na avenida João Machado, em Jaguaribe, uma exposição reúne objetos que ajudam a contar história de Gonzagão.

Homenagem do Google

O Google usou seu  logo  nesta quinta-feira (13) para prestar uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, o rei do baião. Clicando no doodle, é possível ver o conteúdo indexado no mecanismo de buscas a respeito do músico pernambucano.

Biografia

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exu (PE), em 13 de dezembro de 1912, e morreu em Recife, 02 de agosto de 1989. Conhecido como o Rei do Baião, foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, além de zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

paraibaja

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627