Hemocentro sofre com redução de doadores e lança campanha voltada para mulheres

Publicado em quinta-feira, setembro 24, 2015 ·

hemocentroO Hemocentro de João Pessoa está no limite com a redução de doadores de sangue, principalmente os do tipo “O positivo”, que caiu em 30% na última semana. A confirmação foi dada pela Chefe do Núcleo de Ação Estratégica do órgão, Divane Cabral. “Não é um sangue raro, contudo, a demanda tem sido muito alta para este tipo, o que limita nosso estoque”, disse.

Embora não seja o único motivo da redução, as mulheres são as que menos doam sangue. No universo de doares paraibanos, apenas 23% são mulheres. Divane Cabral atribui a pequena procura aos mitos que são criados em torno delas. Pensando nisso o órgão vai lançar, em outubro, a campanha “Mulher quando você doa, a vida se multiplica”.

ACOMPANHE O FOCANDO A NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK                TWITTER                    INSTAGRAM

“As mulheres podem doar sangue normalmente, como acontece com os homens. As únicas restrições são quando elas estão grávidas ou amamentando. Nosso objetivo com essa campanha é aumentar a doação de sangue de mulheres para 30%”, informou Divane Cabral.

Doadores em baixa

Divane Cabral ainda esclareceu que, apesar da última semana ter registrado uma redução em outros tipos de sangue, a situação de momento é regular. No entanto, a chefe ressaltou que a procura de doadores tem sido baixa. “O ideal seria termos 250 doares por dia, mas hoje a média tem apresentado somente 150 a 200”, alertou.

Hospital Napoelão Laureano lidera ranking de solicitação

Atualmente o Hemocentro da Capital distribui bolsas de sangue para mais de 40 hospitais do Estado, entre públicos e privados. Lidera o ranking o Hospital Napoleão Laureano, com mil bolsas por mês, seguido do Trauminha e o Hospital de Trauma de João Pessoa, com 700 e 800, respectivamente.

Requisitos básicos para doar

Na triagem de doadores, o Hemocentro de João Pessoa obedece à norma nacional do Ministério da Saúde. O rigor no cumprimento visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Abaixo os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue.

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional

 

 

Maurílio Júnior e Nice Almeida

correiodaparaiba

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627