Guarabira: Paróquia de Nossa Senhora da Luz completa 174 anos

Publicado em sexta-feira, Abril 29, 2011 ·

Dia 27 de abril a Paróquia Nossa Senhora da Luz comemorou 174 anos de fundação. Esta que é a Igreja mãe da Diocese de Guarabira. Motivo de festa e de orgulho para a comunidade Guarabirense.

Mons. Emiliano de Cristo, em 1977 relata em seu livro que, com a emancipação política de Guarabira, por decreto n.º 17 de 27 de abril de 1837, com o nome de Vila da Independência, conforme referência acima, foi fundada a Paróquia de Nossa Senhora da Luz.

Em 1857, conta ainda o sacerdote, que o presidente Antônio da Costa Peixoto mandou abrir o crédito de Cr$ 400,00 para continuação das obras da Igreja Matriz que foi amplamente modernizada e reformada em 1980 pelo então bispo auxiliar da Paraíba, dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Aos 10 de outubro de 1980, o papa João Paulo II publica a bula “Cum Exoptaret” consagrando e edificando a Diocese de Guarabira (no estado da Paraíba) e sua Igreja Catedral, a Paróquia Nossa Senhora da Luz.

Início da devoção a Nossa Senhora da Luz

A devoção a Maria Santíssima com a invocação Nossa Senhora da Luz teve seu início no século XV. Surgiu em meio a uma história singela e singular: ao ser aprisionado pelos mouros, um senhor português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, invocou com fé a proteção da Mãe de Deus, a qual o libertou.

Devoção em Guarabira

Conta-se que a 1º de novembro de 1755, com o grande terremoto de Portugal que só em Lisboa matou mais de 40.000 pessoas, destruindo a cidade, José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Povôa de Varzin, província de Pôrto, cidade onde residia.

Católico como era, protestou, junto a Nossa Senhora da Luz, santa a qual tinha muita devoção, que mudaria de Portugal para onde não houvesse tremor de terra, conduzindo a família e a imagem de Nossa Senhora da Luz a quem erigiria uma ermida.

Assim fez, cumprindo sua promessa, escolhendo o Brasil, dentro do Brasil, Paraíba e nas terras desta, Guarabira. A festa de Nossa Senhora da Luz é celebrada todos os anos, em 2 de fevereiro, nas dezenas de igrejas a ela dedicadas no Brasil e no mundo. É a luz de Jesus chegando a todos por meio de Maria Santíssima.

Paróquia da Luz: 174 anos de História

Aos 27 de Abril de 1837 O Revmo. Sr. Bispo da Diocese de Olinda, Dom João da Purificação Marques Perdigão cria a Freguesia de Nossa Senhora da Luz, no estado da Paraíba, tendo em vista o decreto nº 17 de 27 de Abril de 1832, sendo seu primeiro pároco o Padre José Pereira de Araújo.

Em 1892, o papa Leão XIII cria a Diocese da Paraíba, posteriormente sendo elevada a Arquidiocese e sede metropolitana pelo papa Pio X, sendo seu primeiro bispo, Dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques, natural da cidade de Areia.

Aos poucos a Arquidiocese da Paraíba vai se desmembrando e são criadas as Dioceses de Cajazeiras (1914); Campina Grande (1949); Patos (1959) e a Diocese de Guarabira (1980).

A Diocese de Guarabira, criada em 1980 e instalada canonicamente aos 27 de Dezembro de 1981, teve como seu primeiro bispo, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, natural de Olinda e que pastoreou e acompanhou esta região por quase 20 anos.

Nesta data a Paróquia Nossa Senhora da Luz foi elevada a dignidade de Catedral da diocese. Peçamos a Deus no dia de hoje muitas graças e bençãos para nossa paróquia, mãe de todas as Igrejas desta querida diocese de Guarabira.

Parabéns a Paróquia Nossa Senhora da Luz, aos seus grupos, pastorais e movimentos.

Fonte: Catedral da Luz
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627