Grupo “Fórum em Defesa de Solânea” estará presente nas sessões da Câmara Municipal

Publicado em quinta-feira, janeiro 31, 2013 ·

foto/Eduardo Araújo
foto/Eduardo Araújo

Solânea PB – Ocorreu na tarde desta quarta (30), mais uma reunião do Fórum em Defesa de Solânea na sede da ONGIFA (Organização não governamental de Integração da Família), na Rua Getúlio Vargas, em Solânea, brejo paraibano. O Fórum tem por objetivo conscientizar a população solanense dos seus direitos e deveres perante o poder público do município.

No último encontro, o grupo discutiu sobre o objetivo geral do Fórum, que visa a reflexão dos habitantes sobre os problemas enfrentados por Solânea, buscando soluções para os mesmos. Estiveram presentes alguns presidentes de organizações populares do município como Josenildo Costa (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Sérgerson Silvestre (Conselho Municipal de Juventude) e Rosângela Vital (Cordel Vida). “Nossa cidade está em um porte que não cabe mais ao prefeito apontar e dizer que fará uma obra na cidade. Hoje é papel dos habitantes a proposta de levar ao gestor o projeto e ele agir”, declarou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Josenildo Costa.

A questão financeira foi outro ponto debatido pelo grupo. Os membros discutiram maneiras possíveis de o Fórum ser sustentado. “Precisamos ver como será sustentada a parte financeira do grupo, desde as coisas mais simples: Xerox, créditos, coisas de necessidade mais rápida”, completou a presidente do Cordel Vida, Rosângela Vital.

O “Fórum em Defesa de Solânea” pretende iniciar cursos de capacitação para líderes comunitários, visando justamente essa consciência que cada morador precisa ter diante de sua comunidade e perante os governantes.
A próxima reunião do Fórum será a primeira plenária, onde serão definidas as funções de cada membro. Ainda não há nenhuma data certa, mas será em breve divulgada pelos representantes.
Os membros aproveitam a oportunidade e declaram em uma só voz: “Estaremos presentes na primeira sessão da Câmara deste ano. Queremos saber o que os vereadores têm para declarar”, destaca o grupo.

História do Fórum

As reuniões específicas e voltadas para certa fiscalização do poder público solanense vêm sendo realizadas pelo Fórum desde o início de 2011. O intuito desses encontros surgiu com o foco na mobilização contra as drogas, que ocorreu no início de junho, também em 2011, o qual foi justamente um dos frutos dessas conversas entre os representantes das ONG’s.

Entidades participantes

Podemos destacar algumas entidades que também fazem parte da discussão e apoiam o projeto, como: ONGIFA (Organização não governamental de Integração da Família); PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular); Política em Solânea (grupo pelo Facebook); Pastoral da Criança; Cordel Vida; AAPIS (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Solânea); SINDISOL (Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Solânea) e a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde.

 

Eduardo Araújo

diariodobrejo.com

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627