ação solidária

Grupo Atitude realiza 15º “Natal Rural” e 7º “Natal Literário” em Caiçara

Publicado em sábado, dezembro 22, 2018 ·

Imagine o silêncio da zona rural numa noite próxima ao Natal ser quebrado por músicas natalinas, de repente, surge um carro com som, algumas pessoas com tocas natalinas e ele, o Papai Noel. Ele desce do carro com seu saco de presentes e, auxiliado por “Noeletes”, distribui brinquedos e livros infantis. Desde 2004 esse conto de Natal se repete nos sítios de Caiçara/PB no “Natal Rural” organizado pelo Grupo Atitude.

O Grupo Atitude é uma ONG composta por quarenta voluntários que desenvolve projetos educacionais e culturais, priorizando o incentivo à leitura com três bibliotecas comunitárias, sendo uma delas uma “Lanchoteca”(lanchonete e biblioteca); pontos de leitura em parceria com comerciantes da cidade (Projeto “De Ponto em Ponto, uma Cidade Leitora”); projetos de leitura em parceria com escolas da cidade;  No período natalino o grupo realiza dois projetos, o “Natal Rural” e o “Natal Literário”.

No “Natal Rural”, que chega a sua 15ª edição, o Papai Noel percorre todos os sítios da cidade, durante três noites felizes, e, juntamente com ajudantes do Grupo Atitude, carinhosamente chamados de “Noeletes”, distribui brinquedos e livros infantis para as crianças. Esse ano o projeto está acontecendo nos dias 19, 20 e 22 de dezembro. Os encontros do presenteador com as crianças se dão de forma individual, na visita casa a casa, e de forma coletiva em capelas ou escolas. Papai Noel sempre questiona sobre o desempenho escolar das crianças, sobre o hábito da leitura e as incentiva a se envolverem com a leitura.

O “Natal Literário” ocorre na zona urbana, na “Praça da Leitura”, onde o Papai Noel distribui livros infantis e gibis para a criançada em meio a uma grande festa com pula-pula, pipoca, pirulitos, algodão doce, etc. Esse ano o Natal Literário se dará no próximo dia 23 e contará com a parceria do projeto “Celebração da Vida” desenvolvido pela Pastoral da Criança, vinculada à Igreja Católica.

O projeto “Natal Literário” leva uma mensagem de incentivo para que as pessoas também presenteiem as crianças com livros, seu lema é a frase “Dê um livro a uma criança e você pode mudar o mundo”, do astrofísico Neil deGrasse Tyson.

A decoração da “Praça da Leitura” também é fruto de uma ação voluntária. Desde 2014 os moradores do entorno dela decidiram ornamentá-la. Assim, moradores doam pisca-piscas, ajudam no presépio, na montagem da árvore, nas instalações elétricas, etc. A decoração de 2015 em especial teve grande repercussão na mídia pois foi construída uma árvore de mais de 2m de altura formada por livros, que foi chamada “Árvore do Conhecimento”.

Ambos projetos só são possíveis graças a doações do poder público, dos comerciantes, da comunidade de Caiçara e dos amigos do Papai Noel. O Natal Literário também conta com apoio de “O Sebo Cultural”, de João Pessoa.

Assessoria

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS












INFORMA BREJO


INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627