Governo federal inicia campanha contra obesidade infantil nas escolas

Publicado em terça-feira, Março 6, 2012 ·

Começou na segunda (5) nas escolas da rede pública do Brasil uma campanhacoordenada pelos ministérios da Saúde e da Educação direcionadas a combater a obesidade em crianças e adolescentes. A campanha, que deve durar o ano todo, começa com uma semana de mobilização doPrograma Saúde na Escola. A expectativa é alcançar 10 milhões de alunos entre 5 e 19 anos, em 55 mil escolaspúblicas de 2.500 mil municípios que aderiram à iniciativa,

“Aobesidade em crianças e adolescentes é um problema de saúde pública. Dadosdo IBGE revelamque a cada três crianças de 5 a 9 anos de idade, uma está acima dopeso recomendado”, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve um aumento de quase sete vezes na proporção de obesidade infantil detectada entre meninos e rapazes nas últimas três décadas e meia. Eram 3,7% os jovens com a massa corporal acima do ideal entre 1974-75; em 2008-09 esse contingente chegou a 21,7%. No público feminino, o crescimento foi menor, de 7,6% para 19,4%.

Em inserções da campanha no rádio e na TV, o ministro Padilha cita estudos médicos para alertar que “umacriança obesa tem grande chance de se tornar um adulto obeso, commaior possibilidade de desenvolver doenças como diabetes ehipertensão”. A campanha pretende ainda estimular a participação dos pais na reeducação alimentar dentro e fora de casa.
O Programa Saúde na Escola existe desde 2008 e abrange ações integradas dos ministérios da Saúdee da Educação nas escolas públicas e no Sistema Único deSaúde.

FONTE: correio do brasil
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627