Governo e Prefeitura de Bananeiras avaliam modernização e fortalecimento da gestão pública

Publicado em segunda-feira, setembro 15, 2014 ·

reuniãoRepresentantes do Governo do Estado/Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) e da Prefeitura de Bananeiras estiveram reunidos para avaliar os resultados das ações do convênio de cooperação técnica para a modernização e o fortalecimento da gestão municipal. Na oportunidade, o Ideme apresentou alguns dos produtos finalizados, a exemplo do banco de dados com as informações imobiliárias e atividades econômicas, incluindo a Planta Cadastral da área urbana de Bananeiras.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Durante o encontro, o Ideme lembrou que o convênio contempla a elaboração de um dos mais importantes instrumentos de construção e implantação de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico que deve ser adotado por todos os municípios: o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), que inclui a elaboração de Plantas de Serviços Urbanos, Mapa Cadastral, Mapa de Equipamentos Comunitários e Mapas de Quadras (Overlays). Além disso, o instituto se dispõe a prestar assessoramento técnico aos municípios nos processos de captação de recursos estaduais, federais e até internacionais para ações de desenvolvimento nas áreas de educação, habitação, saúde, segurança e desenvolvimento social.

Modernização – O Cadastro Multifinalitário possibilita principalmente a modernização da gestão administrativa e fiscal. O estudo reúne a base cartográfica e de informações cadastrais dos imóveis e logradouros das áreas urbanas e rurais, evidenciando a propriedade imobiliária, suas características físicas, o seu uso, infraestrutura e serviços existentes que formam um completo banco de dados virtual, que passa a ser atualizado constantemente pela própria Prefeitura. O estudo, além de subsidiar para o planejamento estratégico setorial do município em benefício da sociedade, também alimenta a base de cadastro fiscal para os tributos imobiliários.

Para o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, a expectativa é a de que esse estudo do Ideme proporcione uma organização maior da própria gestão pública, no que concerne o entendimento do seu espaço, inclusive para o disciplinamento das ocupações futuras. “Bananeiras está crescendo e o município precisa estar preparado com o máximo de informações organizacionais para esse momento, que já chegou”, afirmou Douglas, que participou da reunião de avaliação juntamente com os técnicos do município William Fernandes, Ricardo Lopes e Antônio Alves.

O encontro entre os representantes do Ideme e da Prefeitura de Bananeiras aconteceu no último dia 10, na sede da Secretaria de Saúde de Bananeiras, sob a coordenação do superintendente-adjunto do Ideme, Jakson Amâncio, e o acompanhamento da diretora administrativa e financeira do Ideme, Anna Carmem França e da técnica Janizete Rangel.

Ideme – Vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba (Seplag), o Ideme tem a missão de contribuir para a construção e a implementação de políticas públicas, via produção de estudos, pesquisas e projetos de natureza global e/ou setorial nas áreas socioeconômicas, focando o desenvolvimento sustentável na Paraíba e seus municípios.

Secom

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627