Governo do Correios: gabarito das provas serão divulgados segunda e terça; veja orientações do Cespe

Publicado em domingo, Maio 15, 2011 ·

correios1Os gabaritos oficiais da prova dos Correios devem ser divulgados na segunda-feira, 16, para atendente comercial. Já para os demais as respostas oficiais serão divulgadas na terça-feira, 17. O prazo para recursos será de três dias úteis, utilizando o site do Cespe/UnB

Os Correios divulgaram os locais de realização das provas objetivas, marcadas para o próximo domingo, 15. A consulta deve ser feita individualmente pelo site do Cespe/UnB, organizador do concurso. A seleção reúne 1.120.393 inscritos para 9.190 vagas em todo o país. No Estado do Rio são 103.258 concorrentes para 1.019 vagas. Para carteiro, os exames serão no turno da tarde (15h) e, para os demais, pela manhã (9h), todos com duração de três horas e meia.

No Rio, para os cargos de nível médio foram registradas 97.916 inscrições, sendo 52.363 para atendente (93 vagas), 30.815 para carteiro (515 vagas) e 14.738 para operador de triagem e transbordo (376). Já os cargos dos níveis médio/técnico e superior reúnem 5.342 participantes.

Para o nível médio serão cobradas 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções de respostas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Informática. Para ser aprovado o candidato deverá acertar, pelo menos, seis questões em cada disciplina e 24 pontos no total da prova.

Em caso de empate na nota final terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 anos até o último dia da inscrição, maior nota na disciplina Português, maior nota na disciplina Matemática e, persistindo a igualdade, o mais idoso. Para carteiro e operador haverá, ainda, uma segunda fase de testes físicos, de responsabilidade dos próprios Correios.

Já para os cargos de nível médio/técnico e superior serão cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Cada questão valerá um ponto, sendo necessário julgar se o item está certo ou errado.

O candidato receberá um ponto caso a resposta esteja em concordância com o gabarito oficial e um ponto  negativo caso a resposta  esteja em discordância com o gabarito. Não serão atribuídos pontos em caso de marcação dupla ou se a respostas estiver em branco.

Para ser aprovado, será preciso obter mais de dez pontos em Conhecimentos Básicos, mais de 21 em Conhecimentos Específicos e, ainda, 36 no conjunto das provas.

Além das vagas iniciais, será formado um cadastro de reserva que poderá ser utilizado durante o período de validade, que será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Cespe/UnB dá orientações para o exame

No próximo domingo, mais de 1 milhão de candidatos participarão da disputa por uma vaga nos Correios para garantir a tranquilidade da aplicação dos exames, o Cespe/UnB, organizador do concurso, orienta que os participantes conheçam os locais de prova com antecedência e leia o edital do concurso.

O coordenador acadêmico do Cespe/UnB, Paulo Portela, ressalta que os concorrentes podem ficar tranquilos porque a organizadora está habituada a grande processos seletivos. “Vamos oferecer uma logística que é capaz de garantir uma aplicação de uma prova para mais de 1 milhão de candidatos. Esse é um procedimento normal para o Cespe”, explica.

Portela explica também que todo o procedimento de transporte do material de prova é feito com bastante cuidado. “Temos também uma parceria com a Associação de delegados da PF que acompanha a aplicação”, conta.

A principal orientação do coordenador é que os candidatos conheçam os locais e levem a documentação necessária. “Muitos candidatos estão fazendo um concurso pela primeira vez. É muito importante que ele saiba o local onde vai fazer para verificar como chegar ao local e evitar congestionamentos”, afirma.

Outra recomendação é chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência. “Para que o candidato possa achar a sala com tranquilidade e esperar o início da prova. É importante também não esquecer de levar o documento original de identidade e o comprovante de inscrição ou do pagamento da taxa”, disse, acrescentando que a prova deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente.

Já os materiais eletrônicos não serão permitidos, tais com bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pendrive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou  borracha.

Os concorrentes poderão deixar as salas de aula após uma hora do início dos exames, mas não poderão anotar o gabarito. “Se ele quiser levar o caderno de provas, deverá esperar os 15 minutos finais de aplicação dos exames”, explica Portela.

Folha Dirigida

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627