Galo da Madrugada reverencia paraibano Ariano Suassuna e anima multidão no Recife

Publicado em sábado, Março 1, 2014 ·

arianoOs foliões começaram a chegar timidamente ao Centro do Recife por volta das 6h deste sábado (1°) para buscar o melhor local e acompanhar o Galo da Madrugada. O tradicional café da manhã reuniu autoridades e, às 9h, a explosão de fogos de artifício indicou o início do desfile. O céu nublado logo deu espaço ao sol forte, iluminando pessoas vestidas com fantasias criativas e mostrando que nada afasta os súditos da majestade do carnaval da capital pernambucana.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Muita gente apostou em fantasias com referências à obra do cantor Reginaldo Rossi, que morreu vítima de um câncer no pulmão, no fim do ano passado. Teve um grupo com homens vestidos de raposa e mulheres de uva, lembrando uma das músicas mais famosas do Rei do Brega, “A Raposa e as Uvas”. O empresário Luciano Gadelha se transformou em garçom, servindo a nova cerveja “reiveja”. Viúvas do cantor também foram curar o luto no carnaval do Recife.

O homenageado da agremiação, o dramaturgo Ariano Suassuna, também serviu de inspiração para os foliões. A escriturária Ana Belo, o marido Mariano e a amiga Jocilene viraram livros famosos do escritor, “O Casamento Suspeitoso”, “O Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”. “Gostamos de chamar a atenção e virar uma atração no Galo, sempre fazemos fantasias pensando na homenagem do bloco”, explicou.

'A raposa e as uvas', um clássico do Rei Reginaldo Rossi, foi o mote para esta fantasia (Foto: Débora Soares / G1)‘A Raposa e as Uvas’, um clássico de Reginaldo Rossi, foi o mote para a fantasia desse grupo (Foto: Débora Soares / G1)

Outras pessoas aproveitaram a festa para mandar mensagens pelo fim da violência, como a engenheira Conceição Anghinoni. Ela usou o bom humor para pedir paz com a fantasia “bala perdida”, um vestido sujo de sangue com bombons pendurados. “As balas perdidas estão tirando vidas, e os políticos não fazem nada. Se forem atirar bala, que sejam doces”, disse. Já o comerciante Naildo Barbosa chamou atenção dos motoristas, levando um caixão ao desfile. “Se beber, não dirija, se não você vai parar aqui dentro”, alertou.

Se o jornalista Flaviano Mendes preferiu formar um bloco sozinho, “o gato pingado”, outros foliões fizeram questão de sair em grupo, com fantasias todas iguais. O G1 encontrou esquimós “Alaskados”, corujas, espantalhos, egípcios, policiais, marinheiros, entre outros. O destaque ficou para o tema da Copa do Mundo, com muita gente vestindo verde e amarelo, lembrando ainda o mascote do Mundial, Fuleco.

No começo da Avenida Dantas Barreto, entre o camarote da Globo e a Igreja de Santo Antônio, a temperatura era alta. No trio comandado por Adriana BB, acompanhada do Maestro Lima, não havia motivo para os foliões ficarem parados. Milhares de Reginaldos Rossi, vampiros, palhaços e foliões vestidos de si mesmos tiravam “selfies” em meio à música.

A família Martins brincou junta pela primeira vez no Galo. Hugo Leonardo, pai de Mateus, já tinha vindo algumas vezes e, além do filho, trouxe a esposa Rose, que está grávida de cinco meses. “Esse ano ainda não sei do percurso do Galo, mas sempre brinquei, é muito bom trazer a família”, disse Hugo.

Galo reina e arrasta multidão de súditos no Centro do Recife (Foto: Bia Ribeiro / TV Globo)Galo reina e empolga multidão de súditos no Centro do Recife (Foto: Bia Ribeiro / TV Globo)

Famosos
Muitos famosos passaram pelo camarote oficial do Galo, na Rua Imperial, como os atores Marcelo Serrado e Bruno Garcia. Quem sabia cantar, aproveitou para dar uma canja na hora que os trios passavam. Assim China, Lula Queiroga e Silvério Pessoa cantaram com a paulista Bruna Karam. O carioca Sérgio Loroza fez participação com André Rio e Fafá de Belém e Maria Gadú fez dueto com Gaby Amarantos.

Os convidados que acompanharam o desfile do Galo da Madrugada do camarote da Globo Nordeste tiveram uma visão diferenciada da festa. Instalado na Avenida Dantas Barreto, o espaço tinha um dos ambientes refrigerado, serviços de drinks e buffet e shows privados, além de um balcão que permitia acompanhar bem de perto a passagem dos trios elétricos.

Pelo local, passaram centenas de pessoas, incluindo autoridades, artistas e celebridades. O governador Eduardo Campos veio acompanhado de Paulo Câmara, secretário da Fazenda, que teve a candidatura lançada pelo PSB ao governo de Pernambuco. As camisas dos dois faziam referências aos projetos políticos que pretendem abraçar: o primeiro, usava um tecido estampado com bandeiras do Brasil. O segundo, vestia bandeiras de Pernambuco.

Entre os atores que foram ao camarote estavam Carlos Casagrande, Nando Cunha e Larissa Bracher. O ex-BBB Rodrigo Lima também foi, assim como a globeleza Nayara Justino. Os compositores Nando Cordel, pernambucano, e Paulinho Moska, carioca, aproveitaram a oportunidade para trocar figurinhas.

Bebês por toda parte (Foto: Luka Santos/G1)Bebê fantasiado de Homem-Aranha é levantado pelo pai durante o desfile (Foto: Luka Santos/G1)

G1 

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627