Furacão Katia pode chegar à categoria 3 na segunda-feira

Publicado em segunda-feira, setembro 5, 2011 ·

furacao-katiaO furacão Katia, de categoria 2, pode aumentar de categoria na segunda-feira em sua passagem pelo nordeste das Pequenas Antilhas, informou neste domingo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Katia, com ventos máximos de 165 km/h, subiu nesta manhã a categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco. Uma tempestade se transforma em furacão de categoria 3 quando seus ventos máximos alcançam 178 km/h.

De acordo com boletim do NHC divulgado às 18h (de Brasília), Katia se desloca para o noroeste com uma velocidade de translação de 19 km/h. Os meteorologistas informaram que ainda é cedo para prever se o furacão atingirá a costa leste dos EUA ou mudará de direção.

Enquanto isso, a tempestade tropical Lee, que mantém ventos máximos de 75 km/h, continua sobre o centro-sul do Estado da Louisiana, movimentando-se lentamente para o nordeste. A tempestade segue causando intensas chuvas, ameaça com tornados e pode causar extensas inundações em sua passagem pelos Estados da Louisiana, Mississipi e Alabama.

Os meteorologistas preveem que a tempestade tropical comece a perder força gradualmente nas próximas 48 horas. No entanto, segue vigente um aviso de tempestade para Destin, na Flórida, e para a costa da Louisiana, inclusive na cidade de Nova Orleans.

A expectativa é que Lee deixe um total de chuva acumulada de entre 10 e 15 cm no litoral do Golfo do México e de até 50 cm em algumas áreas isoladas no domingo, assinalou o NHC.

Agência EFE

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627