Mais de 60 municípios da Paraíba tiveram registros de chuva entre a segunda (4) e esta terça-feira (5). De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), das 67 cidades registradas, a maior precipitação aconteceu em Nova Floresta, no Curimataú, com 181,5 mm, sendo 132% a mais do que previa a Aesa para fevereiro deste ano.
Com a chuva, ruas e casas foram alagadas. A média histórica registrada na cidade, no mês de fevereiro, era de 78mm. Segundo a Aesa, esse é o início do período chuvoso na região.
Paraíba registra chuvas fortes no Curimataú
Também houve registro de forte chuva em Cuité, no Curimataú, onde a precipitação foi de 123,2mm, 142% a mais do que previa a Aesa para fevereiro deste ano.
Enquanto isso, no município de São Vicente do Seridó, a Aesa registrou 85mm de precipitação. Já em Picuí, também no Seridó, a chuva veio acompanhada de raios durante toda a noite da segunda.
Chuva veio acompanhada de raios durante toda a noite da segunda (4), em Picuí, no Seridó da Paraíba — Foto: Daniel Coutinho/Arquivo Pessoal
Ainda de acordo com a Aesa, a condição de instabilidade, associada à configuração de ventos nos médios e baixos níveis da atmosfera, permanece em praticamente todo o estado.
No decorrer do dia, a combinação das altas temperaturas e o alto teor de umidade presente no ar deixa o tempo com muitas nuvens e favorável à ocorrência de chuvas significativas e isoladas.
Moradores aproveitaram as ruas alagadas para aproveitar a chuva em Nova Floresta, no Curimataú da PB — Foto: Reprodução/TV Paraíba
G1
Comentários