Filho de Vladimir Herzog apresenta coletânea sobre a imprensa no Brasil

Publicado em terça-feira, junho 28, 2011 ·

O Instituto Vlademir Herzog lançou no último dia 20 o projeto “Resistir é preciso”, uma coletânea de 12 DVDs com depoimentos de 60 jornalistas que atuaram em veículos de contestação ao regime, durante os anos de 1964 e 1979. Entre os entrevistados estão Paulo Moreira Leite, Juca Kfouri, Fernando Morais, Audálio Dantas, Carlos Azevedo e muitos outros. O projeto é patrocinado pela Petrobrás e reúne uma pesquisa com mais de 300 jornais realizada pelo historiador José Luiz del Royo. Além dos DVDs, o Instituto prevê a criação de uma publicação ilustrada bilíngüe, um portal na Internet e exposições previstas para 2012.

Crédito:Alf Ribeiro
ivo herzog 315
Ivo Herzog: Parece que estamos em uma inércia, …parece que não está havendo espaço nem para oposição mais.

Segundo Ivo Herzog, presidente do Instituto Vladimir Herzog e filho do jornalista assassinado em 1975, o projeto começou há pouco mais de um ano. Na época, o instituto resolveu desenvolver um Fac-símile do extinto Jornal-Ex, veículo da imprensa alternativa na década de 1970. “Edições do Jornal-Ex foram digitalizadas e, com isso, imprimimos um número zero. A partir dessa ideia, pensamos que, além de falar de um jornal, poderíamos, também, relembrar a imprensa daquela época. Em parceria com o Arquivo Nacional, começamos a reunir a documentação e apelar para as pessoas que tinham exemplares antigos de jornais da imprensa alternativa nos ajudarem”, conta.

O projeto vai muito além de apenas relembrar os anos de ditadura. Sua pretensão é disponibilizar, na internet, subsídios para pesquisa. “Queremos desenvolver outros produtos em vários formatos e oferecer a estudantes, jornalistas e a historiadores um material rico. Já temos inclusive, várias universidades entrando em contato conosco sobre o tema”. Ivo ressalta que a coleta dos depoimentos começou em janeiro de 2011 e cobriu todo o território brasileiro; do Acre ao Rio Grande do Sul.
A previsão é que a digitalização total dos exemplares e da documentação colhidos termine em três anos. “Nosso objetivo é oferecer ao cidadão brasileiro a oportunidade de exercer sua cidadania de maneira plena, entendendo os fatos que fazem parte da história da comunidade em que ele vive”. Ivo provoca ao afirmar que o Brasil possui um histórico de não querer contar sua história “é o que temos visto recentemente no noticiário”.
Imprensa livre
O jornalista também destaca que o projeto é uma forma de celebrar o aniversário de dois anos do Instituto, criado em 27 de junho de 2009. A data reverencia o aniversário de Vlado que em 2011 completaria 74 anos. Ivo ressalta as áreas em que o instituto concentra os esforços, entre elas o desenvolvimento de de prêmios para estudantes de jornalismo e a realização de palestras em parceria com a USP. Além, disso, há o projeto de criação um curso de jornalismo investigativo na mesma universidade.
O filho de Vlado diz que a imprensa no Brasil não é livre. “É muito fácil de identificar os problemas relacionados à liberdade de imprensa em nosso País. Está ai o caso do Estadão – que completará dois anos de censura por publicar informações sobre uma investigação Boi Barrica , da PF. Vemos, também, inúmeras situações pelo Brasil em que qualquer juiz proíbe veículos de publicar matérias. Por isso, reforço que não existe liberdade de imprensa no Brasil”, conta.

Na perspectiva de Ivo, os brasileiros vivem um processo de acomodação política muito grande, algo que reflete-se nas questões ligadas à imprensa. “Parece que estamos em uma inércia, não se fala, não se comenta, parece que não está havendo espaço nem para oposição mais. Os assuntos não são debatidos, fala-se superficialmente sobre tudo”. Por último, ele afirma que o Brasil ainda não entende o significado de regulamentação da mídia. “Regulamentação não é questão de censura, veja só quantos políticos no Brasil são donos de emissoras de rádio. Tal controle impede a imprensa de fazer seu papel”, conclui.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627