Festival de Arte vai transformar Areia na capital da cultura; evento será de 14 a 18

Publicado em segunda-feira, setembro 12, 2011 ·

AREIA 03 Credito Augusto PessoaO prefeito da cidade de Areia, primeira cidade na Paraíba a ser considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, o medico Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho esteve presente na ultima terça feira 6,da cerimônia de lançamento da programação do 12º Festival de Arte de Areia, que será realizado de 14 a 18 de setembro, pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), com o apoio da prefeitura municipal de Areia,

O retorno do Festival de Artes de Areia fez parte das promessas do Governador Ricardo Coutinho durante o período eleitoral e que nesse mês de setembro esta se tornando realidade. A Histórica Areia, a mais importante cidade brejeira, sempre foi tida como sendo um farol, um ponto de referencia da Cultura no estado. Terra de Pedro Américo, José Américo, Horacio de Almeida e tantos outros nomes importantes da Cultura na Paraíba e no Brasil. Areia que teve o privilegio de a pouco dias encerrar a Rota Cultural “Caminhos do Frio”, com um grande destaque para os artistas da terra, que continuam garantindo para a cidade de Areia o titulo de Terra da Cultura.

Nessa 12º edição, o Festival de Artes de Areia, a Paraíba é o tema, e o talento do povo paraibano deve ser o grande destaque. “Vamos retomar o caráter reflexivo do Festival, propondo uma programação inclusiva, representativa e paraibana. Nossa idéia é solidificá-lo novamente no cenário cultural do Nordeste”, disse Amazile Vieira, secretaria executiva da SECULT. Ainda segundo Amazile, a formulação de uma programação exclusivamente paraibana propõe fomentar as discussões sobre culturas e identidades, o que chamou de “paraibanidade”.

Já Elson da Cunha Lima Filho, prefeito da cidade de Areia, asseverou que o retorno do Festival de Artes de Areia representa um grande momento para a cidade, seu povo e para a sua administração, pois segundo o gestor, desde o dia 1º de janeiro de2005, ano em que ele assumiu os destinos do município, o objetivo foi devolver a cidade de Areia e ao seu povo o orgulho de ser areiense, fazendo com que Areia voltasse a ser uma referencia para a Cultura no estado e para todo o Brasil.

O prefeito Elsinho, fez questão de agradecer ao Governo do Estado pela realização do 12º Festival de Artes de Areia, segundo o prefeito, a importância do retorno do Festival, se assemelha ao mês de agosto de 2005, quando a cidade recebeu o Titulo de Patrimônio Histórico e Cultural  do Brasil concedido pelo IPHAN. O prefeito não esqueceu o Festival Brasileiro da Cachaça e da Rapadura, que segundo ele, poderá ser integrado a Rota Cultural “Caminhos do Frio”, ou pelo próprio Festival de Artes de Areia, justamente por se tratar de duas das riquezas da região e motivo de orgulho do nosso estado.

Nesse momento de grande importância para a cidade de Areia e seu povo, com o retorno do Festival de Artes da cidade, que é uma realização do Governo do Estado com apoio da prefeitura municipal de Areia, o prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho tem a honra de convidar a todos os paraibanos, nordestinos e brasileiros que de 14 a 18 de setembro a visitem a cidade de Areia, para que juntos ao povo areiense possam ter a honra de assistir o retorno do Festival de Artes de Areia, e o retorno da cidade de Areia ao local do qual nunca deveria ter saído, que é de cidade símbolo da Cultura no estado, verdadeiramente a Terra da Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

PROGRAMAÇÃO DO 12º FESTIVAL DE ARTES DE AREIA

14 de setembro (Quarta-feira)

Manhã

Abertura de cinco exposições, do Salão de Artesanato Paraibano, oficinas de técnicas circenses, dança identidade musical, introdução ao audiovisual e debate sobre literatura paraibana.

Tarde

Lançamento de livros, debate sobre o patrimônio histórico e cortejo popular pelas ruas da cidade.

Noite

Vernissage, apresentação dos Congos de Pombal, espetáculo “Cartas de Rodez” do grupo de teatro Amok e show de Zé Ramalho.

15 de setembro (Quinta-feira)

Manhã

Oficinas de técnicas circenses, dança, artes plásticas infantis e música

Nordestina, além de debate sobre a literatura do Brejo, Cariri e Sertão e mostra de arte em grafite.

Tarde

Apresentação do espetáculo de dança “A outra face”, do Grupo Vivarte The Boys, mesa redonda sobre as “Memórias de Areia” e a identidade da música paraibana, além de mostra audiovisual e apresentação circense.

Noite

Lançamento de livros, mostra audiovisual, apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda, além do espetáculo teatral “Torturas de um coração”, do Grupo Oficina e shows do Quarteto de Trombones, Fernanda Cabral, Cátia de França e Jackson Envenenado, com DJ Mustafá e VJ João Faissal.

16 de setembro (Sexta-feira)

Manhã

Oficinas de teatro com Luiz Carlos Vasconcelos e Duílio Cunha, de artes plásticas infantis, de “Obra Coletiva”, com José Rufino, de percussão com Escurinho e de introdução ao audiovisual. Debates sobre literatura paraibana e dança em formação.

Tarde

Encenação do espetáculo “O Mundo Fantástico de Zing”, mesa de discussão “De repente cordel”, mostra audiovisual e apresentação da peça “Kakurrara – a história do teatro”.

Noite

Lançamento de livros, mostra audiovisual, apresentações musicais de Oliveira de Panelas, Samba de Coco do Mestre Zé Cuca, Quinteto da Paraíba, Jessier Quirino, além de mostra de dança e encenação de “Esparrela”, do grupo Bigorna.

17 de setembro (sábado)

Manhã

Oficinas de teatro com Luiz Carlos Vasconcelos e Duílio Cunha, de artes plásticas infantis, de “Obra Coletiva”, com José Rufino, de percussão com Escurinho, de introdução ao audiovisual e de criação literária.

Tarde

Debates “A cena da Paraíba”, “O cinema paraibano em perspectiva”, apresentação circense “Silêncio Total”, com o palhaço Chuchu e mostra audiovisual.

Noite

Lançamento de livros, apresentação de Capoeira Angola dos Palmares, mostra audiovisual, de dança, apresentação do espetáculo “Flor de Macambira” e shows com Genival Lacerda & Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Toninho Borbo, Escurinho, Júnior Cordeiro com DJ Guirraiz e VJ Carlos Downlling.

18 de setembro (domingo)

Tarde

Apresentação popular do Reinaldo de Zabelê no Colégio Santa Rita e debate com Ariano Suassuna.

Nelson Almeida para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627