Festival Cinema pela Verdade exibe sessões gratuitas em 81 universidades brasileiras

Publicado em quinta-feira, junho 7, 2012 ·

Em maio foi dado início, em Recife (PE), o Festival Cinema pela Verdade. A mostra, que está percorrendo 27 capitais e 81 universidades do país, exibe, gratuitamente, sessões que abordam a Ditadura Militar (1964-1985). Após a exibição de cada filme, são realizados debates sobre a temática com acadêmicos, pesquisadores e participantes. A previsão é que a última sessão do festival termine, em Brasília (DF), no mês de agosto.

Júlia Motta, coordenadora do Festival Cinema pela Verdade, explicou que a mostra pretende tornar os universitários mais críticos, além de fazer repensar sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. “O evento é realizado em universidades justamente com o intuito de preparar os jovens para se tornarem um público crítico. É necessário repensar a Ditadura Militar no Brasil. Nosso país precisa reviver esse momento, para entrar numa democracia de fato, por isso são importantes as exibições e os debates que ocorrerão no festival”.

Para ajudar no Festival, foram escolhidos 27 universitários de diferentes regiões do país, para promoverem o evento em seus estados. Estes universitários/as ajudam na exibição de filmes e no desenvolvimento das atividades locais do festival.

“Serão exibidos 3 filmes principais da Mostra em todas as universidades, são eles: Condor (2007), Cidadão Boilsen (2009) e Hércules 56 (2006). Poderão haver mais exibições em uma universidade do que em outra, isso depende da disponibilidade de filmes”, pontua Júlia.

Além destes três filmes, algumas universidades também exibirão os longas-metragens Diário de uma Busca (2010) e Uma longa Viagem (2011).

A coordenadora afirma que mesmo com a maioria das universidades em greve, diversas pessoas estão participando do evento. “Desde o início do festival, no dia 16 de maio e até o dia 31 de maio, nós tivemos uma média de 4070 pessoas que participaram de 56 sessões. Com várias universidades do país em greve, esse número é bastante positivo. Os auditórios das universidades são pequenos, e quase sempre as sessões estão cheias”.

Próximas sessões

De acordo com a programação do evento, entre os locais que ainda irão receber as sessões do Festival Cinema pela Verdade, estão: João Pessoa (PB), nos dias 13 e 14 de junho; Belo Horizonte (MG), nos dias 12 e 14 de junho; Bahia, nos dias 6, 12 e 14 de junho; Rio Grande do Sul, nos dias 11, 12, 14, 15, 20 e 21, e a capital do Acre, Rio Branco, nos dias 21, 22, 26 e 27 de junho.

Fortaleza, capital do Ceará, receberá a mostra duas vezes, sendo a primeira nos dias 11 e 12 de junho, e a segunda, nos dias 2 e 3 de agosto. Brasília também receberá o evento em agosto, porém a data ainda não está definida.

Saiba mais sobre o Festival no facebook: http://www.facebook.com/FestivalCinemaPelaVerdade?filter=1

Adital

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627