Feira Regional de Turismo Rural apresenta atrações do Nordeste

Publicado em segunda-feira, agosto 15, 2011 ·

ruraltur1A 7ª edição da Feira Regional de Turismo Rural do Nordeste (Ruraltur) acontecerá de 01 a 03 de setembro, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. Realizada pela primeira vez fora da capital, o evento reunirá expositores de todo o Nordeste apresentando as atrações turísticas do meio rural. O evento também realizará rodadas de negócios e missões comerciais entre empresas de todo o país, além do 2º Seminário de Turismo Rural.

A Ruraltur é o único evento segmentado na Região promovendo o turismo e possibilitando a comercialização de roteiros turísticos de ecoturismo, rural, aventura e cultural. Serão 40 estandes onde os seis estados apresentarão seus potenciais turísticos e seus equipamentos. Na feira, os expositores poderão fechar parcerias com outras empresas, assim como com clientes diretos.

Já durante o 2° Seminário Nordeste de Turismo Rural o grande objetivo é estimular debates para a potencialização do turismo rural no país. Agrupando estudiosos, empresários, estudantes e profissionais do setor o Seminário acontece nos dias 01 e 02, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. O investimento é de R$ 80,00 e com 50% de desconto para estudantes e filiados às entidades de classe do turismo.

Para Regina Amorim, organizadora da Ruraltur, nesta edição o evento deve gerar conhecimento para todos os segmentos do ramo. “Além de despertar novos empreendimentos que visem à valorização de atividades nos municípios nordestinos, o turismo deve ser visto como a possibilidade de geração de emprego, alternativa de renda e oportunidades de negócios para a comunidade’’, afirmou Amorim.

A 7ª Feira Regional de Turismo Rural é uma realização do Sebrae Paraíba e conta com o apoio do Governo do Estado da Paraíba. Para informações sobre o evento entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae Paraíba, 0800 570 0800, ou pelo 83 2108-1256 (falar com Regina).


Reis do rural


O Brasil tem se destacado mundialmente pelo seu vasto potencial turístico. Nossa diversidade de paisagens, sabores e culturas têm atraído um número cada vez maior de pessoas interessadas em desvendar estas particularidades nacionais. Tradicional por encantar turistas com seus roteiros de sol e praia, principalmente no Nordeste, o país desvendou uma forte potencialidade na interiorização.

Com marcante tradição rural, agrícola e por sua formação colonial, o Brasil guarda paisagens bucólicas e histórias ainda vivas de civilizações que permaneceram nas pequenas cidades longe dos circuitos das capitais. O material é ferramenta primordial para o desenvolvimento do setor do turismo rural que explora paisagens, contato com a natureza e experiência com culturas diferentes e tão características de um povo.

O potencial é tanto que especialistas já prevêem que em 10 anos o Brasil seja o número um dos destinos do turismo rural. Hoje o país oculpa a 4ª posição no ranking perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina. Com crescimento de aproximadamente 30% ao ano, o turismo rural é uma das atividades econômicas que mais se desenvolve no país. São Paulo é o maior destino de turismo rural no Brasil, com 122 municípios que possuem produtos rurais.

Nessa escala, alguns estados do Nordeste vêm se como a Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí. Aqui na Paraíba, as atrações turísticas ficam por conta do clima frio do Brejo, cidades históricas, engenhos de fogo ativo, além de parque para prática de esportes radicais e outras atrações.

Érica Chianca e Denise Lemos para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627